Publicado por: Eliania Silva | segunda-feira junho 29, 2009

Network: rede de contatos profissionais

Você precisa saber como fazer

Networking é a técnica de criar, desenvolver e manter uma rede de contatos informais, buscando criar condições para a satisfação de interesses mútuos, Networkingou seja, é uma espécie de toma-lá-dá-cá, em que os participantes se mantêm em contato e buscam usar os recursos (essencialmente as informações ou a possibilidade de uma indicação ou apresentação) uns dos outros no momento da necessidade. Pouco tem de relação com amizade, é um jogo de interesses assumido.

Você também precisa fazer networking, assim como eu e todos que estão no mercado de trabalho – ou aqueles que desejam entrar nele.

Seja para fazer sua imagem conhecida, seja para obter uma colocação  melhor no mercado, cada um tem seus objetivos mas todos precisamos dessa rede de relacionamentos, por isso ai vão algumas dicas, que espero, poder lhes auxiliar a fazer  um bom networking:

1 | Retribua na mesma moeda

O networking funciona como uma rede (como já foi dito acima), isso quer dizer que todos têm seu papel e que ninguém é mais importante do que ninguém. Portanto se você é do tipo que só pede ajuda e nunca está disponivel, pode ter certeza de que estará fora do jogo em pouco tempo.

2 | Não se restrinja

Faça contato com gente da mesma área, mas não fique só nisso: o trabalho exige multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, requerendo com isso conversas com pessoas de áreas diferentes da sua.

3 | Acerte na medida

Trate sua rede de contatos com mais cuidado do que teria com um conhecido e com menos intimidade que você teria com um amigo. Se uma amizade se desenvolver com o tempo,ótimo. Caso contrário um pouco de cerimônia não faz mal a ninguém.

4 | Não desvalorize seu passe

Você pode estar precisando de ajuda, mas isso não significa fazer cara de "pelo amor de Deus". Afinal networking é um jogo de ganha-ganha, mostre para a outra pessoa que você também será útil para ela em outro momento.

5 | Exponha-se

Se você está envolvido em um projeto interessante, avise a seus contatos (mas faça isso de um jeito personalizado, é preciso levar em conta a individualidade das pessoas). Dar aulas, principalmente em cursos de pós- graduação, é ótimo para movimentar e renovar a rede de relacionamento. Frequentar uma sala de aula também é uma excelente forma de turbinar sua rede.

6 | Lembre o nome de todos

Esquecer ou trocar o nome de alguém pode ser desastroso. Dicas para não cometer essa gafe:

  • Apresente-se rapidamente e passe a bola para o seu interlocutor;
  • Concentre-se na conversa para fazer a pessoa se sentir o centro do Universo;
  • Ao tomar conhecimento do nome da pessoa, busque na memória algo ou alguém que você possa associar a ela;
  • Diga o nome da pessoa em frases no inicio, no meio e no fim da conversa;

7 | Não enrole

Você ficou um tempão sem ligar para aquela pessoa e agora precisa dela? Melhor admitir logo seu erro! A pessoa pode se ressentir mas você pode ganhar mais uma chance. Não a desperdice outra vez.

8 | Seja disponível

Se um contato procurar-lhe pedindo que receba outra pessoa, faça isso. Lembre-se: hoje você ajuda amanhã você recebe ajuda.

9 | Repasse mas avise

Se você quer ajudar alguém mas só é possivel fazer isso por intermédio de outra pessoa da sua rede, sem problema. Só verifique antes se seu amigo ou conhecido tem disponibilidade.

10 | Seu cartão de visita

Trocar cartões é importante mas fazer isso com quem você acabou de conhecer vai representar muito pouco. As pessoas vão lembrar muito mais de você se o tiverem visto em ação, seja por ter apresentado um trabalho ou por ter dito algo procedente na conversa. Vale lembrar que seu cartão de visita pode ser VOCÊ. Ninguém deve fazer networking quando não está bem. Isso em qualquer sentido: no humor, na aparência, na disposição. Dificilmente vai dar certo.

Se o homem não é uma ilha e é nosso destino convivermos com os outros, por que não agregar as pessoas que melhor se encaixam em nossas aspirações pessoais e profissionais?

Se você se interessou pelo tema, acesse o site Efetividade e a revista Você SA (janeiro de 2007).

Lá você encontrá mais dicas. Sucesso!

Anúncios

Responses

  1. muito bom esse post. precisamos mesmo sair da nossa “toca” e procurar informações úteis em outras áreas para ampliarmos nosso espaço e nossa rede de comunicações. bjo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: