Publicado por: Eliania Silva | sábado janeiro 30, 2010

Salário para terapeuta ocupacional

Muitas vezes recebo a pergunta “Quanto ganha um terapeuta ocupacional na cidade….” geralmente a pessoa está mudando de cidade e quer saber quanto deve pedir ou aceitar no momento de uma contratação. Sabemos  que é diferente o valor entre concurso e contrato, para termos uma ideia de quanto um terapeuta ocupacional está recebendo fiz uma pesquisa  a partir dos últimos concursos realizados ou que estão em andamento e vagas atuais em empresas privadas.

Dá para perceber como é baixo o salário, excetuando-se o valor pago pelo hospital Sara,

a média está entre R$ 1.000  e 2.000, sendo que em algumas cidades do Maranhão, o salário não chegava a R$ 800,00.Esperemos que a lei  regularizando o salário do terapeuta ocupacional (e fisioterapeuta, que ganha o equivalente), seja aprovada para que possamos nos dedicar mais ao nosso cliente e assim podermos atuar de forma mais gratificante e compensadora proporcionando melhor qualidade no atendimento dos mesmos, ao invés de ficarmos em uma maratona entre um local de trabalho e outro tentando com isso obter um salário que possibilite pagarmos as contas no final do mês.

Eis um pequeno exemplo dos valores encontrados:

Concursos:

CREFITO 5 – ano do concurso: 2009                           

Salário: R$ 2,530   Carga Horaria: 40hrs

Prefeitura Municipal de Itai, SP. 2010

 Salário: R$ 1.700  Carga Horaria: 30 HORAS

Prefeitura municipal de Cascavel-Paraná -2010

Salário: R$  1.800    CH = 30 HRS

São Paulo:

  • Concurso: UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – SP (aberto/2010)
  • Número de vagas: 1 vaga
  • Salário até: R$ 3.629,82
  • Cargos: Professor Assistente – Terapia Ocupacional
  • Escolaridade: Superior

     

    Brasília- 2009

    "Ao término de tudo, se você for aprovado, será celetista, de dedicação exclusiva (30 h / sem.) com salário bruto de R$ 5.535,64 (cinco mil quinhentos e trinta e cinco reais e sessenta e quatro centavos) , não sendo permitida outra fonte de rendimentos,sob pena de demissão por justa causa (artigo 3º, incisos X e XI, da Lei nº 8.246/91).”

    O candidato aprovado deverá ter disponibilidade para o trabalho em qualquer unidade da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação.

    Para fazer parte do H.Sara, é preciso passar por uma maratona de testes, incluindo inglês, testes teóricos, práticos,… mas é o único – que tenho conhecimento- que paga o que realmente merecemos.

     

    Empresas particulares:

    Empresa de médio porte – (Cachoeiro de Itapemirim)

    • · Salário: R$ 1.500,00
    • · Benefícios: Restaurante na empresa
    • · Regime de contratação: CLT (Efetivo)
    • · Horário: 30 horas semanais – seis horas diárias.


    Empresa Nacional de grande porte com 400 funcionários

    • · Regime de contratação: Cooperado
    • · Horário: 30 horas semanais.
    • · Informações adicionais: R$ 10,40 a hora – para trabalhar na zona Leste (Vila Carrão).

    Empresa Nacional de grande porte com 396 funcionários

    • · Salário: R$ 966,00
    • · Benefícios: Assistência Odontológica, Tíquete-alimentação, Vale-transporte
    • · Regime de contratação: CLT (Efetivo)
    • · Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

    Empresa Nacional de grande porte com 400 funcionários

    • · Salário: R$ 2.680,00
    • · Regime de contratação: CLT (Efetivo)
    • · Horário: De segunda a sexta das 8h às 17h.

    Empresa de pequeno porte com 30 funcionários:

    • · Salário: R$ 1.000,00
    • · Regime de contratação: Autônomo
    • · Horário: A combinar, sendo 20 horas.
    • · Informações adicionais: Local de trabalho: Judiai do Sul e Conselheiro Mairinque. Para contratações imediatas.

    Empresa nacional de grande porte com 1900 funcionários

    • · Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Estacionamento, Restaurante na empresa, Vale-transporte
    • · Regime de contratação: CLT (Efetivo)
    • Horário: Das 13h às 19h de segunda a sexta-feira
    • De R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00
       

     

    fonte: http://emprego.catho.com.br/vagas/terapia-ocupacional/

    http://www.sarah.br/paginas/rh/SSP/editais/SSP20085401.htm

    http://www.radardosconcursos.com.br/edital-do-concurso-ufscar-universidade-federal-de-sao-carlos-sp-professor-assistente-terapia-ocupacional/

    http://jcconcursos.uol.com.br/arquivos/pdf/Prefeitura_Edital_21795.pdf

    http://concursos.correioweb.com.br/documentos/20100115110055729.pdf

    29/01/10

                   ELIANIA P.S. QUEIROZ

  • About these ads

    Responses

    1. Adorei o que vc vem fazendo pela profissão do Terapeuta Ocupacional. Tenho atualmente 40 anos de idade e eu e minha esposa decidimos mudar de ramo de atividade, sempre tivemos vontade de investir em algo que fosse relacionado a saude, mas os compromissos sempre nos cobraram respostas rápidas e no comércio tudo acontece mais rápido.
      No entanto é chegado a hora. Estamos mudando e investindo em nós e em cursos que nos darão nos póximo 4 a 5 anos de estar no mercado com uma clinica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional aqui na região do Alto Tiete. Vou estar acompanhando os assuntos do seu blog e parabéns.

      • Olá Luis!
        Agradeço seu comentário e vou ficar na torcida para que tudo dê certo para vocês.
        Saúde e paz para você e sua esposa.

        • queria saber qaunto tempo dura os cursos para se formar emterapia ocupacional, e quais são as exigencias do mercado de trabalho nessa área. bjus e obrigada

    2. Vou prestar vestibular esse ano,ainda estou em dúvida em relação a profição que vou seguir.Adorei as coisas que li sobre o curso de terapia ocupacional,acho que é o que eu estava procurando,contudo fiquei meio desanimada comos salarios.Será que você poderia me dizer como é a profissaão na sua visão,vantagens e desvantagens? muito obrigada

      • Olá Fabia!
        Tem um blog de jornalismo (http://carreirasalternativas.worpress.com) que fez uma matéria sobre Terapia Ocupacional, inclusive eu fui uma das entrevistadas, eles fizeram um apanhado bem fidedigno sobre o que é Terapia Ocupacional. Eu recomendo que você o leia.
        A minha visão sobre essa profissão é um pouco limitada, porque eu moro em uma das regiões que menos conhece o terapeuta ocupacional, logo paga muito mal. Porém, as profissões em geral, com raras exceções, tem em comum alguns problemas: nós alegamos que ganhamos mal porque ninguém sabe da nossa importância, os enfermeiros e fisioterapeutas porque tem profissional de mais…Conheço quem trabalhe na área de informática que ganha tão pouco quanto um T.O., assim como conheço Terapeutas Ocupacionais que ganham muito bem. Então acho que é relativo.
        Agora o que posso lhe dizer é que, a pessoa precisa sair, ir em busca, trilhar um novo caminho e não ficar esperando que o bom emprego bata a sua porta, independente da profissão que escolher.
        Se você se identificou com a profissão não fique desanimada.
        Serão 4 ou 5 anos que você vai se dedicar, melhor fazer algo que você goste doque algo que você acha que vai dar dinheiro, mesmo porque o que dá dinheiro hoje pode não ser o mesmo que pagará bem daqui a 4 anos.
        Espero que você se realize na profissão que você escolher e que seja uma boa profissional.

    3. Muito obrigada pelas dicas.Você está certa mesmo tenho que fazer aquilo que eu gosto,e me identifiquei com a profissão.Obrigada mais uma vez

    4. É UMA PROFISSÃO ÓTIMA, TANTO PELO HORÁRIO COMO O TRABALHO QUE É MUITO BOM.
      TEM HORÁRIOS FLEXIVEIS, COMO: 4 HORAS, 6 HORAS OU 12 HORAS. EU PREFIRO TRABALHAR NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL. É UMA ÁREA QUE VOCÊ AJUDA O PRÓXIMO, ESTÁ SEMPRE AO LADO DE UMA PESSOA QUE PRECISA DE AJUDA EMOCIONAL. INDEPENDENTE DO PROBLEMA. NA ÁREA HOSPITALAR JÁ É MEIO RESTRITO. E TAMBÉM UM POUCO CHATO. E NA SAÚDE MENTAL, VC FAZ PROJETOS, AJUDA TAMBEM A REGIÃO, O BAIRRO AONDE TEM A INSTITUIÇÃO DO CECCO OU DO CAPS. CECCO É UM CENTRO DE CONVIVENCIA PARA OS MORADORES DOS BAIRROS. E O CAPS É UM HOSPITAL PARA OS PACIENTES SE TRATAREM. E TEM TRÊS CATEGORIAS DE CAPS. I, II E III. ESSE CAPS III, É DIA E NOITE. AONDE O PACIENTE PODE DORMIR E TAMBÉM SE TRATAR DA DOENÇA. E TAMBEM TÉM OS JOGOS DA COPA DA INCLUSAO AONDE TEM JOGOS DE SALAO, DANÇAS E VARIOS TIPOS DE ARTESANATO FEITOS PELOS PACIENTE E USUARIOS. O TERAPEUTA OCUPACIONAL,FALAM QUE É QUASE UM PROFESSOR DE EDUCAÇAO FISICA. SE O TERAPEUTA TIVER O CONHECIMENTO DE ENSINAR É MELHOR AINDA PARA ELE E PARA OS PACIENTES E USUÁRIOS. E TAMBEM É UM ATOR. ELE APRENDE UM POUCO DE TUDO. TEM ATÉ TERAPEUTA QUE DESFILA E TOCA INSTRUMENTOS MUSICAIS. E DEPOIS ELES PASSAM A ENSINAR PARA O PACIENTES E USUARIOS. É ÓTIMO! EU SOU VOLUNTÁRIO DESDE 2002 E ME ENVOLVI, QUANDO CONHECI A RADIO ONDAS PARANOICAS QUE FICA LOCALIZADA NO JAQUARE E TEM UMA MULHER MUITO FANTASTICA QUE SE CHAMA GRAÇA. E DEPOIS FUI CONVIDADO A PARTICIPAR DO TORNEIO DE FUTEBOL DE SALAO. COPA DA INCLUSAO. FUI CAMPEAO EM 2002. EM 2003 FUI 3 LUGAR. 2004 CHEGUEI NA FINAL. TUDO EM TIME DIFERENTE. E VOLTEI EM 2009 PELO CAPS BUTANTA, AONDE FICAMOS EM 4 LUGAR NA COMPETIÇÃO. É UMA COMPETIÇÃO QUE TEM MAIS DE 50 INSTITUIÇÕES DE CAPS,CECCO. SÃO PACIENTES DE DIVERSOD LUGARES DE SAO PAULO, SAO BERNADO E SANTO ANDRE. MAS INFESLIMENTE TEM JOGADORES QUE JOGAM E NÃO SAÕ DA INSTITUIÇÃO DO CAPS. EU POSSO JOGAR POIS SOU DO CECCO. MAS ENFIM, É MUITO GRATIFICANTE ESTE MARAVILHOSO CAMPEONATO QUE ACONTECE TODOS OS ANOS EM SETEMBRO NO SESC ITAQUERA.TALVEZ EU FAÇA O CURSO NA UNIBAM. TEM O CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL. FALTAM HOMEM PARA ESTE MERCADO. UM ABRAÇO A TODOS

    5. Oi, legal esse tema, pois é um assunto de muitas críticas e debates entre os profissionais da àrea, principalmente no que se refere ao descaso e ridicularização em relação ao salário do TO. O No CREFITO 3 (SP) o piso está em torno dos 1700 reais para uma jornada de 30h semanais. Acho que vc deveria salientar que esses outros locais que oferecem vagas pra TOs que nem sequer chega ao nosso piso deveria ser deninciado ao CREFITO da cidade para ser notificado e multado por abuso. Nenhum profissional, de nenhuma area deve se submeter a salarios infimos para sobreviver. Devemos nos unir para termos condições de trabalho melhor e melhores salários, pois nosso trabalho exige muito estudo, envolvimento muito intenso com os casos e toda a carga teórica e prática serve para mostrar que somos profissionais aptos a lidar com o que nos propomos a fazer e que tbm temos que viver com isso: pagar cursos para educação continuada, livros, atualizações em geral e tbm temos a nossa vida para viver. Enfim, ainda acho o piso do TO em SP muito baixo para o custo de vida que temos aqui. Lutemos para que sejamos mais valorizados neste país. Obrigada

      • Olá Patricia!
        Realmente o desvalorizado salário do Terapeuta Ocupacional é motivo de muitas criticas e concordo com suas observações, precisamos viver com esse salário. Os médicos tem um piso salarial de R$ 7,000, e usam como fundamento a necessidade de manterem-se atualizados, comprar livros…e nós também não precisamos? Porque o piso deles foi aprovado e o nosso está em votação há tanto tempo quando estamos pedindo um valor menor (R$ 5,000).
        Participei de uma reunião com 2 conselheiros e a delegada do CREFITO recentemente (30/09/10) onde levantou-se essa questão, eles falaram que a questão salarial é de responsabilidade do sindicato, que eles não podem fazer nada.
        Fiquei tão revoltada, porque pagamos todo ano o conselho e não recebemos nada por esse dinheiro, nem um cartaz de Feliz dia dos Terapeutas Ocupaionais eles fazem, não divulgam a profissão…enfim não temos ninguém por nós, aqui no MA, nem sindicato temos.
        Está em votação a lei pelo piso do T.O. e do Fisio, o que podemos fazer é pressionar a aprovação, acessando o site, falando com os deputados e senadores…temos que fazer a nossa parte e não ficar só reclamando.
        Valeu seu comentário Patricia.
        Espero que nós profissionais aprendamos a lutar mais por nossos direitos e nos unamos, porque juntos podemos muito mais.

    6. Tirando a falta de respeito e as humilhações que a Rede sarah dispensa a seus funcionário o salário ainda ta valendo por enquanto.

    7. Olá,parabéns pela sua iniciativa.Estou pensando em cursar Terapia Ocupacional e vendo a sua iniciativa fiquei mais animada.Obrigada.

      • Que bom Luana, espero que você seja uma profissional brilhante.

    8. Olá, gostei muito das dicas. Estou pensando em cursar terapia ocupacional e cada vez que pesquiso sobre esta profissão me identifico mais. A minha única dúvida é sobre o campo de trabalho e o salário (que todos comentam que é baixo) como está escrito acima, acho um absurdo um profissional com uma responsabilidade tão grande não ser valorizado com um bom salário.

      • Olá Leticia!
        Espero que você descubra o que realmente venha a lhe dar prazer no campo profissional, a Terapia Ocupacional assim como as outras áreas de reabilitação (fiso, fono,psicologia) realmente não tem um salário muito convidativo, mas isso é um problema em toda a área da saúde, que não é valorizada como deveria, por isso é importante ter certeza do que você quer, porque só gostando mesmo você conseguirá sentir desejo de continuar e dar o melhor de si.
        Boa sorte!

    9. olá .
      Tenho 17 anos e estou querendo cursar T.O. ! adorei essa profissão, devido o jeito que cuidamos das pessoas, como os minimos detalhes são importantes, sempre gostei na verdade amei crianças e idosos e os mais afastados e acho que cairei bem na profissoa, achei o maximo. moro em tres coraçoes MG. pretendo ir para Belo Horizonte para fazer faculdade. Ainda tenho duvida sobre se vou fazer isso mesmo. se voce tiver um tempinho para mim peço que me anime mais .
      obrigada .

      • Olá Ellen!
        Espero que você descubra sua verdadeira vocação, algo que relmente lhe dê prazer e satisfação.
        Não costumo dizer pra ninguém fazer Terapia Ocupacional, nem nenhuma outra profissão, porque sei dos beneficios e dos desafios da minha profissão, sei que todas tem e que a pessoa só vai se destacar se fizer a escolha certa, então, tire suas dúvidas antes de decidir.
        Vou torcer para você escolher bem e ser uma boa profissional independente da profissão que escolher.
        Saúde e paz.

    10. Olá ….
      Adorei mto as informações a respeito da profissão
      Recentemente fui aprovada na Ufpr para cursar T.O.
      Estou bem animada, é algo que eu me identifico muito
      Parabéns estarei sempre acompanhando o seu blog e site *—-*

      Bjos
      Thais

      • Parabéns Thais!
        Espero que você se destaque e se realize nessa profissão.
        Ela tem muitos desafios, mas também te traz muito prazer.
        Boa sorte nessa nova caminhada e qualquer coisa é só procurar.

    11. Olá!!! eu estou cursando Terapia Ocupacional na UFRJ estou muito realizada com essa minha opção !!! eh uma area muito linda!! tem que estudar muitoo!! para ter uma noção estou desde 4 da manha acordada pois tenho que apresentar amanha um trabalho de T.O geral sobre a educaçao e eu escolhi falar sobre o autismo , estou fazendo pesquisas e acabei me interessando pelo lance do salario kkk desfoquei um pouco, mas acho que a gratidao dos pacientes já é um grande começo !!!!

      um beijaooooooo

      • Olá Juliana!
        Todos nós trabalhadores nos preocupamos com os salários que recebemos pelos serviços prestados e o nosso não é dos melhores e sabemos que merecemos muito mais, também sabemos que isso é dificil conseguir principalmente quando os politicos engavetam ou rejeitam cada projeto que é enviado para votação, enfim são as lutas de cada profissão. Mas eu posso te assegurar que é muito gratificante quando você percebe que pode fazer a diferença na vida de seu cliente, quando o cliente ou a familia percebe que você fez a diferença para melhor na vida deles.
        Espero que você seja uma otima profissional, que você se realize na profissão escolhida e faça sempre o melhor pelo seu cliente.
        Boa sorte nos estudos.

    12. Oi,tenho 16 anos e estou desesperada pq ainda nao sei para q qro prestar vestibular e como estou a procura de algo relacionado com crianças gostei do q li sobre Terapia Ocupacional,mas nao pude deixar de notar q o salário nao é tão gratificante assim,mas gostei mt msm e gostaria de saber se tem alguma diferença financeira na hr em q for escolher para q lado vou,como por exemplo:trabalhar com idosos ou crianças.
      Desde já agradeço

      • Olá Priscila!
        Obrigada pelo comentário e não precisa desespero.
        O salário do terapeuta ocupacional é equivalente ao dos demais profissionais de reabilitação (fonoaudiologo, fisioterapeuta…), todos ganhamos menos do que merecemos, é a realidade da saúde no Brasil.
        Vai ganhar mais quem for contratado por uma boa empresa, quem passar no concurso que pague melhor,…independente da área, pelo menos essa é a realidade de onde moro, não sei lhe informar se em outros estados acontece diferente.
        Espero que você consiga encontrar uma profissão que te realize.
        Boa sorte e saúde.

    13. Olá
      Pretendo cursar Terapia Ocupacional, no entando, gostaria de saber se esta área está ‘saturada’ e qual é a melhor área para se especializar.
      Parabéns pelo trabalho.

      • Bruna, obrigada pelo comentário.
        A área de terapia ocupacional não está saturada, pelo menos não em meu estado, na verdade ela ainda está ascenção.
        A melhor área para você se especializar é aquela que você mais se identificar, mas você terá muito tempo para decidir isso.
        Durante o curso você vai descobrir em que área vai querer atuar e depois que começar a trabalhar vai ter a certeza ou vai mudar de área, nesse momento você escolherá em que se especializar.
        Desejo-lhe muito sucesso na profissão.
        Saúde e paz!

    14. Oi … eu pretendo fazer vestiular no final do ano , para Terapia Ocupacional!
      Mais meus pais ficam achando que essa aréa não tem muita empregabilidade…
      eu fiquei muito curiosa pela especialidade em saúde mental …
      mais qual é a especialidade de terapia ocupacional que dá mais dinheiro …?
      a que os hospitais mais precisam sabe?
      E me diga se Saúde mental é uma boa especialidade para esses requisitos?

      Agradeço a atenção :)
      Beijos

      • Olá Priscila!
        Eu não sei onde você mora, nem sei como é o mercado nacional.
        Escuto muita gente falar que fora do Maranhão ela é mais reconhecida, vejo pesquisas em revistas dizendo que terapia ocupacional vai dar um grande salto até 2014…mas aqui onde eu resido vejo muita dificuldade para arranjar trabalho, não é que não tenha necessidade, mas é que não temos sindicato, as administrações não cumprem a lei (como tem um T.O. nas brinquedotecas ou dentro das UTIs…).
        Porém, quando se faz um comparativo com as demais profissões não vejo diferença sobre dificuldade em conseguir trabalho nem no valor do salário.
        Em relação a saúde mental é uma área de grande oferta para o terapeuta ocupacional porque todo CAPS tem um ou mais terapeutas ocupacionais, os hospitais dias também…é impossível ver a saúde mental sem um terapeuta ocupacional.
        Já sobre a área que paga melhor não sei te informar, vai depender da capacidade do profissional, da instituição ou do concurso…
        O que posso lhe dizer é que se você tem certeza do que deseja acredito que deve seguir esse caminho porque quando gostamos estamos mais dispostos a nos aperfeiçoarmos, a buscarmos o crescimento e não nos acomodarmos, a superar os desafios que surgirem, mas se você tem dúvidas é melhor tentar tira-las para não se frustar mais tarde.
        Boa sorte e muito sucesso na profissão que escolher.

    15. Oi meu nome é Sara estou no 2 ano de T.O e estou amando, pra mim todas as áreas são importantes e gratificantes, acho a parte de neuro infantil e tecnologia assistiva de mais. Como é bom saber o quanto somos importantes para essas pessoas com deficiência física e mental. Cada aula que passa fico mais apaixonada por essa profissão.
      Algumas pessoas enrrugam a cara quando digo o que faço, o que elas não sabem é que algum dia somos nós que poderemos ajudar elas, pois ninguém esta livre de sofrer algo.
      Eu aprendo tanta coisa interessante, nossa muito legal, coisa que eu não imaginava que alguém poderia fazer mais fazem, e eu digo só Terapeuta Ocupacional mesmo pra fazer tudo isso…hehehe
      e além do mais vc se diverte muuuuuuiiiiiiitooooo, pq pra ser terapeuta ocupacional tem que ser apaixonado, loco, viciado, doente por essa profissão…hehehe…
      Falando sério Se vc é observador, detalista,Criativo, gostade se superar, superar desafios, animado, gosta do mundo da imaginação e gosta de ajudar as pessoas e tentar de todas as formas alcançar objetivos não somente os seus mais das pessoas que necessitam da sua ajuda. Bem Vindo a Terapia Ocupacional. Dentro dela vc irá conhecer algo diferente. Alias se vc gosta de ser diferente do que as pessoas te idealizam, de fazer coisas diferentes do que muitas pessoas querem que vc faça.Venha ser um Terapeuta Ocupacional. ^_^
      Vc pode ajudar uma pessoa de uma forma que ninguém(exceto T.O) imaginou ajudar.
      Terapia Ocupacional é legal Terapia Ocupacional é essencial.
      Boa Escolha pra vcs…

      • Obrigada pelo depoimento Sara.
        Bom saber de seu entusiasmo.
        Sucesso!

      • Era tudo que eu queria ver, pois sou professora em APAE e me interessei muito por T.O, vou cursar agora em 2013, e estou entusiasmada para conhecer melhor o curso, e uma pergunta, moro em Santa Catarina, aqui o nº do CREFITO é diferente de outro estado, o salário do sindicato é por estado? Valeu!!!

        • Olá Cleusa!
          Existem 14 CREFITOS, se não estou enganada, diferentes aqui no Brasil.
          Os salários são diferentes entre estados,quanto a contribuições para o sindicato, bom em meu estado não temos nem associação, nem sindicato, mas até onde eu sei não é igual para todos os estados,mesmo porque tem estados mais ricos e com mais condição de pagar melhor salário.
          O que posso fazer para te ajudar é verificar se existe uma tarifa única, por exemplo 2% do salário como contribuição para o sindicato. Quando tiver essa resposta entro em contato com você, se você conseguir essa resposta antes você me manda porque a sua dúvida pode ser de outra pessoa.
          Obrigada e parabéns.
          Aqui mesmo no blog tem um artigo falando mais de T.O. e qualquer dúvida estou a disposição.
          Sucesso!

    16. Olá…
      gostei muito da materia.
      Eu vou vazer vestibular no final do ano…para T.O.
      mais ainda tenho muito medo,em relação
      dos locais de trabalho! Acho o mercado muito fechado sabe?
      Queria saber se é mesmo… ou tem muitos lugares que tem terapeutas e
      eu não sei… porque eu nunca vi.Principalmente onde moro (Recife-Pe)
      Morro de medo de entrar na area e ficar sem emprego depois.Ou ganhar muito pouco..
      mas o trabalho em si eu gostei muito!
      Beijos. :)

    17. E agora será quue faço terapia ocupacional?, to bastante confuso pois percebi o quanto o mercado de trabalho tem estado restrito para essa área, não que eu apenas pense na área financeira, contudo viver em uma sociedade tão moderna com alta tecnologia necessitamos de uma boa estabilidade financeira…..E AGORA? O QUE FAZER? NÃO SEEEI…..mas vou me decidir até o final do ano quando for fazer vestibular!!!!!

      • Oi Lucas!
        É bom ter o máximo de certeza mesmo, afinal são anos se preparando.
        E você está certo, temos que pensar em estabilidade financeira.
        Pecebo que toda a classe de reabilitação ganha equivalente, a diferença são os plantões que complementam o salário.
        Quem ganha melhor na área de saúde é o médico e mesmo assim escuto muitas reclamações por parte deles quando se trata de salário (rsrsr)
        Espero que você possa encontrar o melhor caminho e se realize profissionalmente porque só assim você poderá se dedicar e prestar um bom trabalho.
        Boa sorte e sucesso.

    18. Moro em Bragança Paulista, interior de sp, e a faculdade que tem T.O mais próxima daqui é em São Paulo.
      Gostaria muito de fazer TO mais a grande maioria das Universidades oferece o curso somente na parte da manhã e da tarde, no caso eu teria que parar de trabalhar, e se eu parar não terei como bancar minha faculdade.
      Você se formou onde Eliania?
      Queria algumas sugestões sobre a TO de um modo geral, me formo no ensino médio esse ano e gostaria de começar minha faculdade em 2013 já.
      Gostei muito da TO, seria uma pena eu não fazer devido ao horário.

      • Olá Amanda!
        Eu me formei em uma universidade particular em SLZ-MA.
        Aqui também o curso só era oferecido durante o dia e em universidade particular, porém, faz uns 3 anos a universidade onde me formei começou a oferecer o curso a noite. O problema foi quando começou o período de estagio, professor não queria acompanhar aluno a noite, hospitais e clínicas não funcionam ou não recebem estagiários a noite, mas tudo foi resolvido e o curso forma turma até hoje no turno da noite.
        Eu estava no campo da educação e queria mudar, procurei o da saúde, mas não gosto de lidar com sangue nem outras coisas que me dão certo asco, gosto de arte, de fazer a pessoas se sentir bem, de ajudar…encontrei tudo isso na terapia ocupacional.
        Não posso dizer que seja fácil, mas pelo que vejo nas outras profissões da saúde estamos todos com o mesmo problema, falta de recursos para investir na saúde.
        É importante escolher algo que goste porque caso contrário você vai desistir diante das dificuldades que surgirão.
        Tem outros textos e respostas aqui mesmo no blog que você pode ler e tirar mais dúvidas, qualquer coisa estou a disposição.
        Sucesso!

    19. Olá, gostaria de tirar algumas duvidas. Moro em São Luís tb e gostaria de saber se para trabalhar em CAPS ou hospital público como T.O é somente através de concurso público?

      E os hospitais particulares como São Domingos, é através de entrega de currículos?

      Gostaria que vcs pudesse me esclarecer mais a respeito de como se adentra nos hospitais publicos e privados e CPS e etc….
      desde ja agradeço!

      • Olá Camila!
        Para fazer parte do quadro de funcionários de hospitais públicos, CRAS, NASF, CAPS…deveria ser através de concurso público, mas pode haver contratação, caso haja necessidade de funcionário e não tenha ninguém aguardando pra ser chamado de concurso ou se você tiver algum político/amigo para te indicar.
        Em hospitais particulares você deixa seu currículo, geralmente no setor de recursos humanos, no caso do H.S.Domingos existe uma caixa para deposito de currículos.
        Você também pode fazer projetos de algum serviço para implantar no hospital e tentar uma entrevista com alguém da administração pra apresentar seu projeto.
        É isso, tem que ir atrás, não para, deixou o currículo uma vez, volta depois de um mês deixa outra vez, fala com os amigos, faz projetos…
        Espero que você consiga logo uma colocação.
        Sei o quanto é difícil o mercado para terapia ocupacional, mas acredite é para toda a área da saúde principalmente no MA.

    20. Olá… estou me preparando para concursos públicos no estado de sp. O que vcs acham sobre este momento politico? Acreditam em novos concursos?
      Tenho procurado cursos preparatórios ou grupos de estudos, não encontro nada! Alguém sabe de algum ou como tem sido se preparar para concursos?
      Att.,

    21. Olá!
      Estou cursando o último ano de Pedagogia. Comecei a fazer um curso de Tecnologia Assistiva e pesquisando mim deparei com o curso de Terapia Ocupacional, a príncipio mim apaixonei. Gostaria de saber se posso cursar Pós nessa área.
      Abraços!
      Vitória

      • Olá! Já vi enfermeiras e profissionais de outras áreas fazendo pós em T.O. Vai depender da faculdade que oferece o curso,ela vai dizer os pré-requisitos para fazer a pós. Claro que você não vai poder atuar como T.O. assim como eu como T.O. mesmo fazendo pós em psicanalise não vou ser uma analista, apenas terei mais capacidade de entender algumas coisas, encaminhar..


    Deixe um comentário

    Categorias

    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 40 outros seguidores

