Publicado por: Eliania Silva | sábado agosto 9, 2008

RELAÇÕES TRABALHISTAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL

Publicado  7/11/2007 17:51:50 – COFFITO

          A jornada máxima de trabalho para profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é de 30 horas semanais, conforme preceitua a Lei nº. 8856, de 1º de março de 1994.

O piso salarial sugerido pela FENAFITO para os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é de R$ 3.214,22 (três mil, duzentos e quatorze reais e vinte e dois centavos), segundo pauta para negociação – 2007.

O valor referente ao piso salarial é homologado pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria junto à DRT – Delegacia Regional do Trabalho. Para os Estados que não tenham sindicatos ou em que os sindicatos ainda estejam inativos, a FENAFITO tem como referencia salarial os valores que são estabelecidos pelas Convenções Coletivas do Estado de São Paulo, tendo em vista que, atualmente, é o Estado com o maior valor de referência em questão de piso salarial.

           Maiores informações a respeito das relações trabalhistas podem ser obtidas no site da FENAFITO: www.fenafito.org.br.

About these ads

Responses

  1. bon dia , gostaria de saber como poderei proceder para valer os meus direitos em relação ao piso salarial, pos trabalho em um hospital psiquiatrico há 14 anos , omeu sala´rio e de 620,000 r sem insalubridade , mas fica dificil pois e uma empresa privada. agradeço se puder mi passar uma orientação.

  2. Olá Sandra,
    A reportagem que coloquei no blog é antiga, de 2007. Coloquei exatamente por que me chamou atenção quanto ao valor salarial que o COFFITO determinou para os estados onde não há sindicato ou onde eles estão em desenvolvimento, como é o caso do Maranhão.
    Achei um absurdo o seu salário. Sugiro procurar orientação jurídica no CREFITO da sua região ou junto ao sindicato, caso exista. Lembremos que essa é a finalidade deles.
    Tentei acessar, sem sucesso, a página do FENAFITO – local indicado para tirar dúvidas. Infelizmente, não estava no ar. Vou persistir!
    Faço um apelo a você e a todos os terapeutas ocupacionais que entrarem nesse blog: busquem informações para tentar ajudar; não só a você mas a todos que passam por situação semelhante a sua.

  3. Preciso Urgente saber Qual é o piso salarial de um terapeuta Ocupacional no Estado Santa catarina, cidade de Joinville.

  4. Infelizmente não sei qual o piso salarial de um terapeuta ocupacional em Joinville, talvez seja mais fácil para você tirar essa dúvida com o CREFITO de lá, entre na página deles, e tem a comunidade “casa da T.O.” talvez ele possam lhe ajudar e peço para quem estiver lendo esse comentário e possa tirar essa dúvida, por favor não deixe de responder.
    PRECISAMOS NOS AJUDAR .

  5. Preciso saber se as Apaes por serem uma entidade filantropica tem por obrigação seguirem o piso salarial e o numero de horas semanais. E atualmente qual é o piso para São Paulo?

  6. Oi colegas,

    Sou Terapeuta Ocupacional e estou recém me mudando para Joinville SC.
    Também me preocupo com a questão do piso salarial.
    Ouvi falar que o estado de Santa Catarina tem um Sindicato. Alguém pode me fornecer esses contatos?
    Obrigado.
    Ricardo

    • Olá Ricardo
      Infelizmente não pude te ajudar, mas gostaria de saber se você obteve as informações que procurava.
      Espero poder te ajudar de uma próxima vez.
      Até mais.

  7. olá,amigos!Sou TO,aqui em Goiânia temos um sindicato,pagamos direitinho.porem nunca foi divulgado nosso Piso!Recebemos muito mal,o que fazer,como correr atrás de melhoras?

    • Olá Juliana, a informação que eu tinha sobre o piso salarial do Terapeuta Ocupacional, é que estava em RS 1.200, não sei no momento se ainda é esse, mas vou atrás dessa informação para você.
      Eu fico fazendo a mesma pergunta que você,- como fazer para ganhar melhor-, porquê não somos muitos e podemos pedir mais já que tem pouca mão de obra, os médicos fazem assim. Acredito que nos falta a mesma união da classe médica, se um recusa-se a receber o salário de 800.00, que outro não aceite. Não aceito essa desculpa de que ainda temos que provar o resultado de nosso trabalho,- não é recebendo menos que vamos trabalhar melhor- acho que devemos nos valorizar e nos unir, trabalhando em conjunto poderemos reivindicar mais os nossos direitos, mas Juliana, acho que ainda temos muito que correr para mudar essa situação.
      Obrigada por acessar esse blog, espero poder contar com sua colaboração para responder as perguntas que são postadas e que através desse blog possamos dar um passo para mudarmos essa situção triste que vive a TERAPIA OUPACIONAL.

  8. Ola,

    Acabo de concluir o ensino médio, e tenho algumas duvidas sobre qual carreira seguir. Sempre me interessei muito pela área de psicologia e medicina, até descobrir a área de t.o.
    Entretanto, alguns conceitos ainda estão confusos pra mim, gostaria que pudessem me ajudar quanto a função dos diferentes profissionais…o terapeuta, o psicologo, o psiquiatra…
    tambem tenho duvidas sobre o mercado de trabalho e a media salarial.

    Agradeço desde já.

    • Olá Jéssica, eu estou me formando em Terapia Ocupacional e apesar de ter passado por 4 cadeiras de psicologia, meus conhecimentos podem não ser suficiente para tirar tuas dúvidas, mas vamos lá´.
      O psicologo e o terapeuta ocupacional fazem uso de metodos diferentes da psquiatria para tratar os pacientes;
      O psiquiatra é um médico, que faz especialização para trabalhar com pacientes que apresentem problemas mentais, ele prescreve remédios para tratar.
      O psicologo trabalha com a mudança do comportamento, através de outras técnicas que não incluem remédios, como o dialogo, a escuta;
      O Terapeuta Ocupacional, diante de pacientes com problemas mentais, se utiliza de atividades (lúdicas, expressivas, auto-expressivas, …)com fins especificos para cada objetivo que deseja alcançar,( mas os psicologos e terapeutas ocupacionais não trabalham só nessa area, estou apenas comparando o que cada um faz e dando como exemplo a doença mental);
      Como psiquiatria é uma especialização da medicina, o psquiatra vai trabalhar nessa área de doença mental, já psicologia e terapia ocupacional, equivalem à medicina e depois que vc se formar, vai escolher uma especialização, e tem muitas, pode fazer para trabalhar em hospitais, empresas, escolas, …com publicos diferentes, neonatologia (criança), gerontologia (idoso), …com problemas diferentes como deficit intelectual, de aprendizagem, de locomoção, neurológico e muitos outros.
      Quanto ao mercado de trabalho, existe poucos psquiatras, por exemplo, fui em um congresso norte nordeste de psiquiatria há uns 2 anos atrás e lá falaram que só havia 10 psiquiatras nessa região, é um número bem pequeno, soube que tem alguns CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) trabalhando não com psiquiatra, mas médico de outras áreas, em relação a psicologia eles tem uma área grande de atendimento assim como a Terapia Ocupacional, estão em maior número que nós Terapeutas Ocupacionais, tem algumas dificuldades como nós porque algumas pessoas não acreditam que o método deles funcionem, (eu particularmente acredito e gosto), assim como tem gente que diz que nosso metódo não funcioa, de usar atividades, nós também usamos muta psicologia, por isso temos tantas cadeiras na faculdade e quanto ao salário, do psquiatra eu não sei a base, do psicologo e do terapeuta ocupacional são equivalentes.
      Qualquer um tem a mesma chance de desemprego, de ganhar pouco ou de ganhar muito, vai depender do esforço, de não se acomodar, qualquer um que você escolher terá a chance de se dar bem ou não, de querer mudar porque não se identifica, mas o principal você já está fazendo, pesquisando e procurando tirar suas dúvidas.
      Espero ter tirado um pouquinho de suas dúvidas, se coloquei mais, continue pesquisando, e espero que você escolha bem e que seja uma ótima profissional na área que escolher, que é o que o país precisa e que com certeza é o que fará vc se destacar.
      Obrigada por acessar este blog e qualquer coisa é só perguntar.

  9. Eliania, muito obrigada pela atenção…com certeza você me ajudou muito!

  10. Olá,vou fazer vestibular dia 21/11 e confesso que tenho receio desta profissão de terapeuta ocupacional depois de uma conversa que uma conhecida,disse que está trabalhando de secretária depois de 4 anos de curso.Mas por outro lado me identifico muito com essa profissão,pois sou sensível para identificar algo,gosto de ajudar as pessoas etc,e pelo que li e pesquisei é mais ou menos por aí.Podes me dizer se o mercado de trabalho em Rondônia é bom?

    • Flaiza
      Olá, hoje encontrei uma amiga de longa data, cursou radiologia e está trabalhando de secretária também. O que posso te afirmar é isso acontece em qualquer área, por isso mesmo não posso te dizer que ao cursar terapia ocupacional você terá emprego garantido. É uma área um pouco desconhecida, que não recebe a atenção que merece, mas lembre 4 anos dentro de uma faculdade não é fácil, nem barato, então é melhor fazer algo que goste.
      O mercado de Rondônia eu não conheço, mas em lugar algum está fácil, você vai ter que provar o que sabe e sua importância para esse mercado.
      Espero que você descubra o que realmente quer.

  11. Olá amigos gostaria de saber o piso salarial de um fisioterateuta em joiville ? alguem pode ajudar?

  12. vou prestar vestibular p/ terapia ocupacional me identifico bastante com á área mais gostaria de saber se assim como na empresa privada posso trabalhar também trabalhar fazendo
    particular atendendo em á domicílio as seções de um paciente ?

    • Olá Bruna!
      O terapeuta ocupacional pode fazer adendimento à domicilio (home care).
      Ganha bem mais do que em empresas publicas ou privadas rsrsr.
      Seja bem vinda ao clube e Sucesso!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 39 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: