Publicado por: Eliania Silva | sexta-feira agosto 8, 2008

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO (STC)

1. INTRODUÇÃOimage

A mão é de extrema importância na maioria dos desempenhos pessoais, econômicos e de lazer. Para o ser humano a mão mostra-se indispensável na realização de qualquer atividade e as estatísticas mostram que o trauma é a maior causa de incapacidade funcional.

De acordo com a anatomia humana, a mão é identificada como um  componente essencial pois sua função é incapaz de ser reproduzida com a mesma perfeição por outra estrutura do corpo. As atividades comuns da vida diária como vestir, lavar e comer dependem da habilidade manual que vai desde movimentos grosseiros como preensão de objetos grandes até movimentos finos e complexos, como tocar instrumentos (LECH, 1990). A preensão e a sensibilidade são as duas principais funções da mão humana.

As funções de coordenação dependem de um mecanismo sensorial periférico intacto de modo a conduzir e controlar essa atividade motora.

A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) deve-se a um processo patológico de compressão do nervo mediano mais comum na prática clínica sendo frequentemente bilateral. Há alguns anos, as lesões por esforços repetitivos eram responsáveis por 18% de todas as doenças ocupacionais. Esse número vem aumentando, chegando em 1991 a 48%.

A STC tem um quadro clínico característico de dor e parestesias, podendo progredir para a perda variável de sensibilidade e até fraqueza da mão afetada geralmente associada a movimentos manuais inadequados ou repetitivos.

Além de determinadas atividades laborais, muitas outras causas têm sido comumente encontradas nos indivíduos com esta síndrome: obesidade, gravidez, fraturas, traumas agudos, lesões expansivas entre outras (MERCK SHARP; DOHNE, 2006).image


2. ANATOMIA GERAL DO PUNHO E MÃO

2.1 Classificação

Punho e mão podem ser estudados anatomicamente dentro de várias classificações:

· Ossos: carpo (ossos do punho), metacarpo (ossos da palma) e falanges (ossos dos dedos)

clip_image002

Figura 1- Ossos do punho e mão. Fonte: http://www.scielo.br

· Músculos: palmares e dorsais da mão

clip_image004

Figura 2 – Músculos. Fonte: http://www.scielo.br

· Artérias: ulnar e radial. Seus ramos fornecem todo o sangue para a mão (MOORE; CALLY, 2001)

clip_image006

Figura 3 – Artéria ulnar e radial. Fonte: http://www.scielo.br

· Nervos: mediano, ulnar e radial. O mediano é o principal nervo do compartimento anterior do antebraço

clip_image008

Figura 4 – Nervo mediano. Fonte: http://www.scielo.br

2.2 Tipos de movimentos

Movimentos que podem realizar:

Punho:· Flexão· Extensão· Desvio radial· Desvio ulnar

Mão:

· Metacarpofalangeana: Flexão,  Extensão

· Dedos: Abdução,  Adução

· Polegar: Flexão, Extensão,  Abdução,  Adução e Oponência

clip_image010

Figura 5 – Movimentos do punho e mão. Fonte: http://www.scielo.br


3. TÚNEL DO CARPO

O túnel do carpo apresenta uma estrutura rígida, limitada dorsolateralmente pelos ossos do carpo escafóide e trapezóide no lado medial e hamatato no lado ulnar e na superfície palmar pelo espesso ligamento transverso do carpo. Por esse estreito espaço, nove tendões flexores e o nervo mediano fazem-se presentes (FERREIRA, 2004).

clip_image012

Figura 6 – Túnel do carpo. Fonte: http://www.scielo.br

Para SERGIO, 2006, o túnel do carpo é uma região do punho por onde passam os tendões provenientes da musculatura do antebraço delimitado em sua base pelos ossos do carpo e no topo por uma cinta fibrosa. Essas delimitações formam uma estrutura semelhante a um túnel, o túnel do carpo. Juntamente com os tendões passa o nervo mediano, responsável pela inervação de boa parte da mão.

Este túnel possui espaço somente para passagem destas estruturas (tendões e nervos). Assim sendo, qualquer alteração que cause inflamação da região pode comprimir as demais estruturas e, consequentemente, o nervo mediano gerando dor local com ou sem irradiação. Este comprometimento do túnel é chamado de Síndrome do Túnel do Carpo.

4. SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

4.1 Definição

É a compressão nervo-mediano no túnel do carpo, desencadeada por fatores que determinam o aumento das estruturas e da pressão interna do túnel do carpo.

clip_image014

Figura 7 – Síndrome do Túnel do Carpo. Fonte: http://www.wgate.com.br


4.2 Breve Histórico

Quando essa doença foi relatada pela primeira vez, por volta de 1700, ficou conhecida como a Doença dos Escribas. Depois, em 1920, como a Doença dos Tecelões e mais tarde, em 1965, como a Doença das Lavadeiras.

Na década de 80, no Brasil, era considerada a Doença dos Digitadores por ter sido diagnosticada primeiramente entre esses profissionais.

Atualmente a Síndrome do Túnel do Carpo tem sido muito comum, embora não bem compreendida, sendo considerada doença ocupacional.

5. QUADRO CLÍNICO (SINTOMAS)

O quadro clínico da STC caracteriza-se por dor, parestesias e impotência funcional que atingem primordialmente a face palmar dos dedos e da região tênar.

Perda progressiva da coordenação e força no polegar (devido à fraqueza dos músculos abdutores curto do polegar e oponente do polegar) pode ocorrer se a causa da compressão do nervo mediano não for tratada (MOORE e DALLEY, 2002).

O principal sintoma é a parestesia (uma sensação de formigamento, de dormência) que se manifesta mais à noite e ocorre fundamentalmente na área da inervação do nervo mediano.

A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como segurar uma xícara ou pregar um botão.

Os sintomas noturnos podem ser originados por uma redistribuição do líquido extracelular durante o tempo em que o corpo encontra-se em decúbito.

Posteriormente, com a evolução do quadro, surgem sintomas durante o dia que se intensificam com a realização de atividades que envolvam a flexão do punho.

O quadro clínico pode evoluir para a perda da sensibilidade na face palmar dos dedos e fraqueza do abdutor curto do polegar, geralmente acompanhada de hipertrofia tênar.

6. DIAGNÓSTICO

Após anamnese, recomenda-se o exame físico completo. Certificar se existe compressão do nervo mediano no punho.

Após a determinação da compressão, buscar a identificação da causa, avaliação sensorial e motora baseada nos sintomas característicos.

6.1 Testes utilizados

Vários testes são usados para o esclarecimento do diagnóstico:

image image

NOME DO TESTE Como realizar Condição a ser medida Resultado positivo Interpretação do resultado positivo
Teste de Phalen Paciente apóia cotovelos na mesa, antebraço na vertical, punhos em flexão. Parestesia provocada pela posição. Dormência ou formigamento nos dedos do lado radial em 60s. Possível STC (sensibilidade 0.75, especificidade 0.47)
Sinal de Tinel Examinador faz leve percussão sobre o nervo mediano, no punho, proximal para distal. Local de lesão do nervo. Resposta de formigamento nos dedos em local de compressão. Provável STC, se a resposta é no punho (sensibilidade 0.60, especificidade 0.67)
Diagrama de mão Paciente marca o local de dor ou sensação de alteração sobre um diagrama de mão. Percepção pelo paciente do local do déficit nervoso. Sinais na face palmar dos dedos, do lado radial, sem sinais na palma. Provável STC (sensibilidade 0.96, especificidade 0.73). Valor preditivo negativo do teste negativo = 0.91
Teste de estresse do volume da mão Medida do volume da mão pelo volume deslocado de água. Repetir após 7min de teste de estresse e 10min de repouso. Volume da mão. Volume da mão aumentado de 10ml ou mais. Provável STC dinâmica
Medida da pressão do túnel do carpo Catéter de infusão é colocado no túnel do carpo e é medida a pressão. Pressão hidrostática em repouso e em resposta à posição de estresse. Pressão de repouso de 25mmHg ou mais (é um nº variável). Compressão hidrostática no punho é causa de provável STC
Discriminação de dois pontos estática Determina-se a separação mínima de dois pontos percebendo-os como distintos quando se toca levemente a superfície palmar dos dedos. Densidade da inervação das fibras de adaptação lenta. Fracasso para discriminar 2 pontos a mais de 6mm de distância. Avançada disfunção do nervo
Discriminação de dois pontos em movimento Idem ao anterior, mas com pontos em movimento. Densidade de inervação de fibras de adaptação rápida. Fracasso para discriminar os pontos a mais de 5mm de distância. Avançada disfunção do nervo
Vibrometria A cabeça do vibrômetro é colocada na face palmar dos dedos; amplitude de 120Hz aumentando para limiar de percepção; comparar nervo mediano, ulnar em ambas as mãos. Limiar das fibras de adaptação rápida. Assimetria com a mão contra lateral ou radial versus ulnar. Provável STC (sensibilidade 0.87)
Monofilamentos de Semmes-Weinstein Monofilamentos de aumentos de diâmetro tocam a face palmar dos dedos e o paciente fala qual dedo é tocado. Limiar de fibras adaptação lenta. Valor maior que 2.83 nos dedos radiais. Nervo mediano prejudicado (sensibilidade 0.83)
Latência sensorial distal e velocidade de condução Estímulo ortodrômico, registrado através do punho. Latência, velocidade de condução de fibras sensoriais. Latência maior que 3.5mm ou assimetria de velocidade de condução maior que 0.5mm versus mão contra-lateral. Provável STC
Latência motora distal e velocidade de condução Estímulo ortodrômico, registrado através do punho. Latência, velocidade de condução de fibras motoras do nervo mediano. Latência maior que 4.5mm ou assimetria da velocidade de condução maior que 1.0mm. Provável STC
Eletromiografia Eletrodo de agulha posicionado dentro do músculo. Denervação dos músculos tenares. Potenciais de fibrilação, ondas pontiagudas, aumento da atividade. Compressão muito avançada do nervo mediano

7. TRATAMENTO

Se realizada uma intervenção precoce obtém-se ótimos resultados. O atraso, no entanto, pode levar em lesão nervosa irreversível com sintomas e disfunções permanentes.

7.1 Conservador

Está indicado para casos com menor gravidade.

Indica o repouso relativo das atividades, uso de splint para a imobilização do punho, mantendo-o em posição neutra ou em ligeira extensão e o uso de antiinflamatórios sistêmicos.

clip_image016

Figura 8 – Splint. Fonte: http://www.wheatonbrace.com

7.2 Cirúrgico

É indicado caso o tratamento conservador falhe.

A técnica utilizada é a liberação do ligamento transverso do carpo, que pode ser feito através de incisão aberta tradicional ou endoscopia do túnel carpal, que usa uma incisão menor.

Obtém melhoria na maioria dos casos e o paciente pode voltar a trabalhar no tempo de duas a três semanas.

clip_image018

Figura 9 – Nervo mediano lesado. Fonte: http://www.scielo.br

7.3 Terapêutico

Pode ser:

· Prevenção

O programa de prevenção ergonômica deverá modificar o posto de trabalho de modo a evitar o desvio excessivo do punho, tanto à flexão quanto dorsal, e favorecer a execução das tarefas com este em posição neutra.

A diminuição da repetitividade através da automatização, redução do número efetivo de movimentos, enriquecimento das tarefas, redução do ritmo de produção, implantação de pausas (COUTO – ERDIL; DICKERSON, 1994 – SOBRINHO, 1993) e o controle da temperatura do ambiente de trabalho (do frio) são medidas cabíveis para a prevenção da STC (ERDIL; DICKERSON, 1994), assim como a modificação no design das ferramentas de mão, com o intuito de não causar pontos de pressão sobre pequenas áreas, como a palma (ERDIL; DICKERSON, 1994).

· Reabilitação

Numa visão integrada do ser humano e do trabalho de reabilitação, o objetivo maior do terapeuta ocupacional no campo da reabilitação ortopédica e traumatológica é auxiliar o paciente a explorar seus potenciais funcionais máximos, restaurando sua função, habilitando-o ou reabilitando-o quando ele apresenta disfunção ou incapacidade física. O terapeuta ocupacional dispõe de recursos e desenvolve procedimentos terapêutico-ocupacionais específicos, com vistas à recuperação física funcional e ocupacional e à obtenção de melhor qualidade de vida, atuando também sobre sua condição emocional e, com isso, promovendo sua inserção social.

Os exercícios de fortalecimento, por exemplo, são iniciados paulatinamente dando preferência inicial aos exercícios isométricos, seguidos pelos isotônicos de resistência progressiva: massinhas de diferentes resistências e exercitadores de dedos.

Abordando mais diretamente a disfunção do paciente, o terapeuta ocupacional visa:

À prevenção de deformidadesimage  image

Ao treino da independência nas atividades de vida diária (AVD) e do cotidiano

À confecção de órteses e/ou adaptações

 image

À promoção da analgesia

Ao controle do edema

Ao ganho de amplitude de movimento e força

Ao manuseio da cicatriz

À reeducação sensitiva

7.4 Programas de exercícios específicos

· Passivo

Consiste da aplicação de uma força externa para promover uma amplitude de movimento articular e alongar os tecidos moles encurtados, sem utilizar a contração muscular ativa. Objetiva a obtenção de flexibilidade articular.

· Isométrico sem resistência

É utilizado quando o movimento articular não é possível ou quando não é permitido. Seu objetivo é manter a força muscular por meio da contração muscular isométrica.

· Isométrico resistido

É realizado da mesma forma que o exercício isométrico sem resistência, com acréscimo de uma resistência externa que pode ser aplicada pelo terapeuta ou contra uma resistência que bloqueia o movimento articular.

· Isotônico ativo assistido

O indivíduo move ativamente a articulação, de acordo com suas possibilidades. Essa assistência adicional pode ser realizada manualmente pelo indivíduo ou pelo terapeuta ocupacional.

· Isotônico ativo

É uma forma de exercício que requer contração muscular sem resistência ou auxílio externo. Seu objetivo é aumentar a força pelo aumento da frequência, das repetições e da duração dos exercícios.

image

· Isotônico resistido

É realizado quando o indivíduo consegue mover a articulação em seu arco de movimento completo contra a resistência da gravidade. Pode ser feito de forma excêntrica ou concêntrica: molas, bandas elásticas, massas de silicone. O fortalecimento acontece com o aumento progressivo da carga e da freqüência, com a repetição e a duração do exercício.

· Endurance

Aumenta a resistência do músculo por um período de tempo prolongado, com número de repetições aumentado m razão do tempo de execução.

TRATAMENTO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL ESPECÍFICO

O tratamento terapêutico ocupacional é de grande importância para se evitar cirurgias ou problemas mais graves.

Seu papel de educar e orientar pacientes, familiares e cuidadores no programa domiciliar, bem como analisar e modificar o ambiente domiciliar são importantes por serem formas de dar continuidade e levar o indivíduo a conquistar a maior independência possível.

Além das tarefas já citadas, durante o período de hospitalização incluem-se: diminuir ou amenizar os efeitos do isolamento social; criar condições para que a internação não interrompa gravemente a rotina de vida, diminuindo o sofrimento causado ao paciente por ele estar longe de seus objetos pessoais e entes queridos; estabelecer com o paciente, a família e a equipe multiprofissional um plano de tratamento que ajude a evitar o agravamento do quadro biopsicossocial e, posteriormente, encaminhar esse paciente para serviços ambulatoriais ou comunicatórios para a continuidade do tratamento.

CONCLUSÃO

Não há uma causa única e determinada para a ocorrência da STC. São vários os fatores existentes: trabalho (repetição, equipamentos inadequados, desrespeito postural dentre outros), carga horária (excesso de jornada de trabalho, trabalho monótono e falta de intervalos apropriados), lazer e família (baixo suporte familiar, lazer inadequado ou insuficiente).

A STC atualmente tem sido muito comum e é considerada como doença do trabalho, pois em sua maioria relaciona-se com a predisposição de movimentos repetitivos devido a grande carga de trabalho imposta pelas empresas, muitas vezes sem intervalos para descanso sendo a mão a parte mais envolvida nestes problemas.

O Terapeuta Ocupacional desenvolve um trabalho fundamental para a recuperação e retorno às atividades de vida diária desse paciente.

ELIANIA P. SILVA QUEIROZ

Referências:

TEIXEIRA, ERIKA; SAURONA, N. FRANÇOISE – TERAPIA OCUPACIONAL NA REABILITAÇÃO FISICA. Roca;São Paulo, 2003.

STEVENS, ALAN; LOWE, JAMES- PATOLOGIA. Manole;São Paulo, 2002.

DE CARLO, MARYSIA M. R. P.; LUZO,M.C.- TERAPIA  OCUPACIONAL- REBILITAÇÃO FÍSICA E CONTEXTOS HOSPITALARES. ROCA, São Paulo,,2004.

COELHO, M.M.B. REIS,J.R. – DOENÇA MÚSCULO ESQUELÉTICAS DE ORIGEM OCUPACIONAL DOS MEMBROS SUPERIORES. Health, Belo Horizonte, 1998.

MONOGRAFIAS:              

MARTINS, LAURA PEREIRA – ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA NA S.T.C.; Universidade Uniceuma, 2006.

MELO, VALDIR DE JESUS VALE – SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO. Universidade Uniceuma, 2006.

SITES:

www.scielo.br   acesso: 01 de maio de 2007;

www.wgate.com.br acesso 01 de maio de 2007;

www.wheatonbrace.com acesso em 01 de maio de 2007;

About these ads

Responses

  1. Olá Eliania, tudo bem? Estava pesquisando e encontrei seu site. Ele é ótimo e vc está de parabéns, pois em nossa área é muito raro encontrar tratamento de TO, inclusive na internet.
    Muito obrigada.
    Pryscilla.

  2. Agradeço muito seu comentário Pryscilla, ele serve de incentivo para que eu busque fazer sempre o melhor.
    Logo teremos novos textos, sempre destacando o nosso papel.

    • DRa,Agora estou morrendo de medo,,tenho uma sensaçao de dormencia e pontadas na mão esquerda e tenho que fazer o exame,,ja sou medroso,,adoro dirigir e ir na academia,com os depoimentos de piora,minha pressão allta dispencou,,fui no ortopedista do SUS me mandou pro posto e tenho aguardar 12 meses.fui ao particular e ele disse que procurasse um hospital proximo pro exame,,estou em pânico e confesso com muito medo,,ja ne,m sei onde dói,,e são os dois braços,,me ajude,,

      • Olá André, não fica assim!
        Medo não resolverá teu caso, ok.
        Alguns casos não melhoram, mas quem sabe o seu vai ter uma boa resposta.
        Só não deixa passar muito tempo sentindo dor porque quanto mais demorar pior vai ser.
        Tem casos que só a reabilitação e mudança na forma de realizar as atividades resolve, tem outros que a cirurgia vai ser preciso, mas não fica pensando nos outros, faz tua parte.
        Dirigir um carro com direção hidráulica causa menos dor, fazer exercícios sem exagero talvez ainda vá ser possível, tem que esperar a resposta de seus exames e ouvir o que seu médico vai falar.
        Espero que fique tudo bem contigo.
        Qualquer coisa estou a disposição.
        Saúde!

    • Doutora tenho essa doença, tenho direito de aposentar ou direito ao auxilio doença?

  3. ola eliana?gostei muito do conteudo…mas, adoraria se vc vc pudesse mandar as referencia desse conteudo para meu imail?pois preciso de assuntos para a minha monografia e a epidemiologia atual dessa sindrome?eu agradeceria muito, porem vc ia me ajudar bastante!!!!!

    muito obrigado Murillo Dantas
    muridantas@hotmail.com

  4. Gostaria de pedir um conselho:
    Minha mãe tem a síndrome e já está em caso bem avançado o médico neurologista já falou e ela não quer fazer a cirurgia não sei mas oque eu faço,gostaria de depoimementos alguma coisa que ela visse,ela pensa que perder os movimentoos da mão não vai acontecer com ela.
    Me ajuda a convece-la por favor.

    • ola amiga tambem sou portador desta doença,ja se fizeram 03 anos que estou afastado pelo inss.tenho quatro cirurgia te confeço que ñ tive melhora,no meu caso é bilateral,apos cirurgia adormecia diminui,porem as dores aumentaram os meus dedos começaram atravar,perde toda a senssibilidade nas maos.sinto dores constante dores essa que ñ me deixam dormir,ñ consigo pentear o cabelo,escovo os dentes com dificuldade com muita pasciencia, essa dor é descrita como se tivesse alguma coisa mordendo e machucando a carne dos meus braços.por conta disso meu medico me receitou remedio para dormir mais recusei! se ñ tem cura por que?me tornar mais um depentente de remedio para dormi!segundo o meu medico o meu caso é irrevesivel e sem cura.vivo agora em busca de resposta sobre esta doença!

      • Olá Marcos Antonio!
        Realmente STC é uma doença que além de atingir muita gente, não tem cura quando o tratamento é iniciado tardiamente.
        Infelizmente não tenho nenhuma resposta, ou tratamento mais atual para ela.
        Gostaria de poder ajudar mais a você e a todos que me procuram.

      • Marcos…
        Tb estou com “isso” e não quero operar. Nas duas mãos!!!!Tenho 52 anos e semana que vem já vou operar o menisco. Tenho notícias de ótimos resultados com acupuntura. Comecei a fazer, tá melhorando muito mas vou ter que parar um tempo por causa da outra cirurgia. Tente a acupuntura. Hj, os planos de saúde já pagam acupuntura. Boa sorte!
        Eu estou em BH.
        Abçs
        Vânia.

  5. NÃO QUERO OPERAR A SINDROME DO TUNEL DOCARPO, A MEDICNA NOS DÊ UMA OUTRA LOGICA PARA A CURA.

  6. trabalho com reabilitação fisica no maranhão e voçê esta de parabéns pelo se site.
    leilian carneiro, terapeuta ocupacional

  7. Boa tarde

    gostaria de saber se realmente a sindrome do tunel do carpo, qual sou portador nos dois braços e doença ocupacional, se existe alguma definição para isso, ou alguma lei. Muito obrigado

    • Olá Hamilton!
      A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) é uma doença ocupacional, mas ela não tem só essa causa, tanto que algumas mulheres grávidas ou pessoas portadoras de outras doenças podem apresentar.
      Quem pode dizer se foi originada no trabalho é o médico do trabalho que vai fazer uma pericia, levantar todos os dados e vai determinar a causa.
      Existe o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) que dá assistência aos trabalhadores, tem uma rede de profissionais( terapeutas ocupacionais, assistente social, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho…) para assistir ao trabalhador (fazer a avaliação, encaminhamentos, tirar dúvidas…por que se foi causada pelo trabalho que você desempenhava, e lhe impossibilitou de trabalhar, você terá direito a aposentadoria) não sei se onde você mora existe, mas deve haver algum órgão semelhante que vai lhe fornecer maiores esclarecimentos.
      Procure se informar na sua cidade e tire suas dúvidas, pode ser demorado e burocratico, mas vá atrás.

  8. oi Eliania… muito bom do seu enfoque para a Síndrome do Túnel do Carpo, gostaria de saber qual a sua bibliografia? Se puder me responda.
    OBRIGADA

  9. Olá meu nome éRui Miranda de Cantuária, moro em Macapá no Amapá, mas precisamente no município de Santana, à poucos dias foi diagnósaticado o sindrime do túnel do carlo, e estou arrazdo popis sou portaror de cirrose hepática, e o me médico Dr. Alessandro até o momento só medicou o Benerva, então gostaria de indicação de um putro medicamento afim de eu não fazer a cirurgia.
    grato, abraços

    Rui Cantuária.

  10. oi eliania ,fiz cirurgia de
    tunel do carpo, a 4 meses, e tenho ficado pior ,meus braços ficam enxado e com lesões arroxeadas, eaté meu pescoço inxa,oque deu errado ,preciso saber como me tratar…..

    • boa tarde Eliane sou de Cuiabá -mt tenho síndrome de túnel do corpo nos dois braços eu vou operar do direito depois do esquerdo,eu estou de licença pelo inss,desde de 2010 eu trabalho no mercado na padria e confeitaria,mexo com forno quente e câmara fria,e estufa de pães,eu tive acidente tomei hum choque ai parecem que piorou mais as dores dos meus braços e mãos,o cohoque pode ajuda piorar mais o proplema????
      quais são as sequela que pode deixar??
      obrigada;Rosilene brito

  11. oi eliania ,fiz cirurgia de
    tunel do carpo, a 4 meses, e tenho ficado pior ,meus braços ficam enxado e com lesões arroxeadas, eaté meu pescoço inxa,oque deu errado ,preciso saber como me tratar…..

  12. Estou com a síndrome do túnel do carpo, gostaria de saber se com a cirurgia o problema não será solucionado com maior segurança/

  13. Estou com a síndrome do túnel do carpo, a cirurgia não resolve de vez o problema?

    • eu operei a mão direita tem 2 anos e os sintomas voltaram e agora recentemente fiz novamente a eletroneuromiografia e deu novamente sindrome do tunel co carpo leve mas vou lhe dizer se é leve eu não sei pois o incomodo q eu sinto e as dores e formigamento q sinto principalmente a noite m incomodam demais tem dias q choram e qdo oprei fiquei 3 meses afastada pelo inss recorri mas não obtive sucesso algum eles acham q é brincadeira. mas te agaranto m arrependi d ter opreado pq pra mim realmente não adiantou e pra piorar agora eu ainda tenho tendinopatia supra espinhal e buersite bilateral o q quer dizer naas duas maos nos dois braços e nos dois ombros o ortpedista disse q da pra se divertir bastante comigo mas os q eles m dam são medicamentos pra dormir.. como trabalho leb=vanto sempre com muito sono onde só desperto la pra onze da manha mas fazer o q se qdo vc relamete precisa do inss seu benefio é negado por causa d muitos mentirosos..

  14. POR FAVOR,O NEURO CIRURGIÃO JÁ AGENDOU A CIRURGIA,TENHO MEDO DE INCAPACIDADE PARA TRABALHAR APÓS A CIRURGIA E PERDER O MEU EMPREGO,ALÉM DISSO TENHO MEDO DE NÃO PODER DIRIGIR,DE NÃO PODER CUIDAR DA MINHA CASA.tENHO MEDO DA EMPRESA FICAR SABENDO E ME DESVIAR DE FUNÇÃO OU ME DISPENSAR.o QUE DEVO FAZER.

  15. Em maio de 2007 fiz uma cirurgia no punho direito para tratar stc e em junho operei o punho esquerdo e continuei sentindo muitas dores no punho, procurei outro especialista que passou outros exames e constatou mal de alguma doença que nao sei falar o nome, e ai fui operada da mão direita de novo e ainda continuo sentindo dores e não consigo mexer muito bem com a mão direita além de ter ficado com uma sencibilidade nas mão que são intocáveis, a sindrome pode ter voltado nem digitar nao posso muito bem pois minhas mão doem muito

  16. Olá Eliania! Estava pesquisando sobre as estruturas e novos tratamentos de membros superiores, sem esperança de encontrar nada de TO, porém, fiquei muito surpresa e muito feliz ao encontrar seu site, com conteúdo ótimo, enfocando essa profissão maravilhosa! Você está de parabéns!
    MUITO BOM!
    Marina Ornelas (TO)

    • Maria Ornelas,fico agradecida pelos elogios.
      Obrigada pelo comentário.

  17. Sou policial,fui alvejado em um assalto onde o progetil atingil as veas jucular,subclavia,plexo brauial e corda vocal ambos lado esquedo do meu corpo hoje estou com o braço rigido a mão já atrofiando e o 4º e 5º dedos já em forma de garras estou fazendo fisioterapia mas não estou sintindo resultados positivos o que devo fazer para reveter está situação,quero volta ao trabalho

    • Oi Wellington!
      Sinto pelo ocorrido, infelizmente algumas vezes o resultado da fisioterapia, assim como da terapia ocupacional podem demorar mesmo para mostrar resultados e algumas vezes dependendo da lesão, a pessoa não conseguirá voltar a ser exatamente como era; Em alguns casos esse tratamento serve para evitar que o quadro venha a piorar. O que posso lhe dizer é que você deve deixar claro como se sente para seu fisioterapeuta, questionar sobre os resultados, se não ficar satisfeito trocar de profissional, se for possivel, faça tratamento conjunto de fisioterapia e terapia ocupacional, para ver se o resultado aparece mais rápido e é importante que você não pare de fazer o acompanhamento, às vezes a pessoa pensa que o melhor é parar por causa da demora, mas posso lhe afirmar que será pior não continuar o tratamento.
      PS. algumas vezes o resultado demora mas vem, outras vezes vem mais rápido e existe algumas vezes que ocorre o inesperado, quando se pensava que não tinha mais o que fazer, eis que ou por mérito do paciente dedicado ou por benção divina (para aqueles que acreditam) a pessoa consegue se recuperar, o importante é a persistência.
      Espero que você consiga se recuperar o mais rápido possivel.

  18. sra eliana ja operei 5vezes a mão direita e 4 vezes a mão esquerda hoje as fisgada e constante na mão esquerda e na mão direita a dor é de morrer oque eu faço o cirurgião falou que esta muito preocupado comigo por favor mande uma resposta no meu email, por favor agradeço

  19. sra. eliana fiz a cirurgia do tunel do carpo nas duas maos e estou com atestado por 9 dias por estar com muitas dores e inchasso na mao direita o medico me disse que esta tudo enflamado por causa do meu servico que no momento me encontro trabalhando ,mas mesmo com os remedios e a injecao com tala no braco a dor ainda e insuportavel sera que tem cura , estou com medo de caso ter que fazer outra cirurgia .isso pode ocorrer no meu caso .poderia me responder no meu imail por favor obrigada.

    • O sucesso da recuperação está diretamente ligada ao repouso.
      É este tempo que seu corpo precisa pra complementar o trabalho feito pelo médico.

      A dor é natural, uma vez que a região está inflamada.
      Ela diminuirá gradualmente com o tempo.

      É possível negociar um remanejamento no serviço pelo menos até desinflamar?
      Explique ao chefe que este tempo evitará tornar o problema em algo crônico.

      Desejo uma boa recuperação.
      Mantenha contato.

  20. Oi!gostaria de saber se estou com isso,pois meu dedo nao dobra e doe quando faço isso,se for o mesmo problema,tem q ser atraves da cirurgia mesmo nao tem outro jeito?obrigada

    • Monalisa,
      Apresentar alguns sintomas não permite-nos afirmar um diagnóstico com precisão.
      Para isso, o recomendado é buscar um especialista e submeter-se a exames específicos.
      Seguramente, é melhor que ficar na dúvida, concorda?

      Caso diagnosticado, a cirúrgia é o último recurso, adotado somente em casos mais sérios.
      Outros tratamentos são: remédios, exercícios de reabilitação com terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
      Desejo melhoras!

  21. ola!! eu estou fazendo tratamento a uns 2 meses só q meu caso foi bem diferente do normal, inclusive estou servindo d cobaia para minha medica. Foi constatada a síndrome só q meus sintomas foram no lado eskerdo todinho do corpo inclusive boca, A Sindrome pode atingir outras partes tb???

    • Michelle,
      Na minha pequena experiência, não conheço na literatura médica notícias sobre casos iguais ao seu, mas na ciência somos frequentemente surpreendidos com casos raros.
      Isto pode explicar o fato de você “ser cobaia” da sua médica.
      Por favor, mantenha-me informada dos resultados da investigação que ela está fazendo.
      Obrigada.

    • Michele, estou sentindo sintomas em todo o meu lado esquerdo. Gostaria que falasse mais à respeito..Principalmente antebraço, ombro, quadril, joelho, e pé.

      • Olá Maria Virginia!
        Meu nome é Eliania.rsrs
        Procura logo um médico para que ele faça seu diagnóstico e você inicie logo seu tratamento.
        Não vai adiantar eu ficar falando sobre os sintomas.Você precisa o quanto antes do diagnóstico.
        Saúde!

  22. Excelente trabalho. Estou com uma pessoa com Síndrome do tunel do carpo leve e estava procurando exercícios que podem ser feitos, e me aprofundando meus conhecimentos para tentar não fazer operação porque a pessoa tem 71 anos. Adorei a maneira clara o objetiva que escreve. Parabéns!!!!

    • Mariza,
      Obrigada pelos elogios e palavras de apoio.

  23. ola,tudo bem?
    Tenho sindrome do tunel de carpo e o meu maior problema e aonde eu trabalho,sou caixa de um supermecado e depois de um dia de serviço ja sei que sera uma longa noite pois nao durmo nada e uma dor tao grande e agora quando estou trabalhando vou pegar algum produto perco a força da mao e parece que meus dedos dao choque queria saber se tenho que afastar prlo menos ate acabar o tratamento,pois nao aguento mais o que faço?

    • Patricia,
      O repouso é parte importante e imprescindível do tratamento.
      Caso seja possível, peça uma licença no serviço.
      Caso contrário, negocie pelo menos um remanejamento para um setor que exija menos esforço para a região afetada.
      Sucesso na recuperação!

  24. achei as explicaçoes dadas em uma linguagem onde todos podem entender,parabens pelo otimo trabalho. gostaria que me respondesse depóis de quantos dias da cirurgia devo tirar os pontos e se devo manter o local aberto ou enfaixado.

  25. boa tarde, fui operada à esquerda do sindrome tunel carpico a cirurgia correu bem, mas ainda tenho dores ja faz um mes que fui sumetida,ainda estou de baixa pois faço limpeza e tambem faço cargas e desgargas…a minha pergunta é será que ja posso ir trabalhar a minha baixa vai terminar dentro de pouco dias ja estou farta de estar em casa tenho uma tala para fazer pequenas coisas em casa gostava da sua opinião obrigada

    • Olá Monica, se você é obrigada a voltar a trabalhar então não tem outra coisa a ser feita, mas volte tendo cuidado para não inflamar, peça compreensão a seu patrão para que nos primeiros dias você não faça muito esforço com a mão operada.
      Espero que você se recupere o mais rápido possível.

  26. boa tarde, fui operada à mao esquerda do sindrome tunel carpico a cirurgia correu bem, mas ainda tenho dores ja faz um mes que fui sumetida,ainda estou de baixa pois faço limpeza e tambem faço cargas e desgargas…a minha pergunta é será que ja posso ir trabalhar a minha baixa vai terminar dentro de pouco dias ja estou farta de estar em casa tenho uma tala para fazer pequenas coisas em casa gostava da sua opinião obrigada

  27. OI bom dia!Eu moro no Japão,Esses tempo atrás descobri que a tenho ácido úrico elevado,comecei a tomar remedio e dps comecei a sentir fortes dores no dedo mindinho sensação dormência,muita dor,que quando pego algo naum sinto o meu dedo,e os formigamentos que tenho.Pensei que as dores fossem pelo ácido úrico,mas como trabalho com computador penso que seja esse problema do tunel do carpo,pois os sintomas são bem parecidos.E gostaria de algumas dicas de exercícios,para melhorar.Pois a medicina daki é pior coisa que tem eles naum te falam nada,vc mesma tem que descobrir o jeito para melhorar os sintomas.Os remedios tbm naum fazem efeitos…Obrigada

    • Pamela
      É sempre bom você ter o diagnóstico antes de iniciar um tratamento. Como você mesma falou, pensou que fosse devido aos remédios para o ácido úrico e depois pensou que fosse STC devido a semelhança dos sintomas. Existem muitas doenças com sintomas parecidos, por isso se faz tantos exames antes de um diagnóstico. Meu receio é dizer para você fazer umas massagens e alongamentos a dor diminuir um pouco e você não procurar saber o real motivo dessa dor. STC se não for tratada corretamente pode levar a perda do membro,então o que posso dizer é que você tente mais um pouco saber o motivo dessa dor.
      Desejo-lhe melhoras.

  28. Muito obrigada pelas informações!
    Sou professora, gestante no sétimo mês e descobri a STC há alguns dias… estou fazendo fisio e vou iniciar hidro… agora é esperar o bebê nascer para saber se é decorrente da gravidez ou do quadro de giz usado em 42 horas-aula… é a vida dos professores no Brasil… Valeu mesmo…

    • Olá Cristina!
      Fico feliz em saber que pude ser útil.
      Desejo-lhe um bom parto.

  29. ola! preciso fazer um trabalho na facul sobre a sindrome do tunel do carpo e o seu artigo foi o unico que encontrei falando de terapia ocupacional. vc poderia me mandar as referencia?

    obrigada

  30. precisava so seu nome completo para colocar como referencia em meu trabalho da ufpe. obrigada .

  31. adorei o artigo!!!

  32. Sofri um corte na palma da mão, juntamente com uma pancada forte, já fui ao traumatologista e ele apenas me recomendou repouso, uso de antibióticos e gelo. Isso já faz 6 dias e venho sentindo uma pressão no pulso qdo tento colocar força no dedo indicador. Vc tem algum comentário a fazer?

    P.S.: Consigo fazer todos os movimentos com a mão e o dedo, no entanto apresento alguns sintomas da STC, como dormência e formigamento…

  33. Ola Eliana

    Felicito a pelo seu site
    E no contexto do tema apresentado, questionava se tem esquemas de exercicios pra ginastica preventiva no local de trabalho

    atenciosamente

    Rui Cintra

    • Ola RUI, obrigada pelo comentário. No momento estou viajando, não tenho nenhum material comigo. Mas fica para uma próxima vez.
      Feliz Natal!

  34. Oiiii, minha mae tem essa sindrome, e a duvida que ronda toda a familia é a questão de fazer a cirurgia ou nao, pq o medico explicou que essa cirurgia pode ser algo benefico ou pode ser o contrario, e as dores podem se manter. Gostaria de saber se é melhor arriscar fazendo a cirurgia, ou se tem outras formas para curar essas dores e o adormecimento que minha mae senti nas maos. Estou esperando a resposta o mais rapido possivel, um abraço, Wanessa_Espanha.

    • Wanessa, bom dia.
      Primeiro, emprega-se o tratamento com remédios e reabilitação fisioterápica.
      Caso estes dois falhem recomenda-se a cirurgia, ainda assim sem garantias de resultado, conforme seu médico falou.
      Felizmente, na maioria dos casos observa-se melhoras.
      Entretanto, esta é uma decisão pessoal que somente o paciente pode tomar.
      Particularmente, considero que, se for a última alternativa disponível para melhora da qualidade de vida, deve-se tentá-la.
      Desejo saúde em 2010!

  35. MUIITO OBRIIGADA pela resposta querida.
    ajudou muito
    espero sempre poder manter contato com você
    parabéns pela sua realização profissional e por seu carater em defender seu trabalho.
    bom ano
    beeijos

  36. Eliania, PARABÉNSSSSS pelo site!!!!
    O utilizo com frequencia para estudo e p/ ficar por dentro das novidades!

    beijos….

  37. realmente pesquisei em toda a net, foram 12 dias de pesquisas e decidi que não vou operar.
    Minha esposa fez uma atroscopia com reapagem de osso e religamento de tendão no obro onde tinha sintomas de burcite, e ficou muito pior , mesmo respeitando todos protocolos medicamentosos, de recuperação e fisioterápicos, somente depois de 5 meses da cirurgia os medicos informaram que quase sempre a cura não acontece.agora ela está tentando se aposentar, pois ficou muito pior que antes da cirurgia.
    Eu tenho diagnosticada a Sindrome do Punho de Carpo, fiz 3 eletroneuromiografias, varias resonancias e ultrasons e todos testes fisioterápicos, e nenhum medico me garantiu cura após a cirusgia, e pior , não encontrei na internet e nem nos 3 centros de reabilitação que fui, uma unica alma que me relatasse melhora após a cirurgia.
    Minha pergunta:
    SERÁ QUE JA NÃO ESTÁ NA HORA DA CIENCIA E SEUS MESTRES, DESENVOLVEREM ALGUM OUTRO TIPO DE TRATAMENTO?

    • Olá sr. Ernesto!
      Em relação a certeza de cura, ninguém pode dar essa garantia porque ela não existe.
      Sobre a sua pergunta “será que já não está na hora da ciência e seus mestres esenvolverm algum outro tipodetratamento” tem sempre alguém tentado, buscando, estudando novas técnicas para o tratameto das doenças, mas devo lhe dizer que não é simples, vontade existe.
      Existem tratamentos alternativos como acunputura, você procurou se informar sobre essa técnica?
      Para muitos casos não existe tratamento, mas alivio.
      Desejo-lhe melhoras e obrigda por deixar seu recado.

  38. Bom dia Eliana qual medico pode operar a stc?ortopedista? ou neurologista?

    • Andreia os dois podem. O melhor mesmo é você procurar referências sobre aquele que você escolher.
      Obrigada pelo acesso ao blog e qualquer dúvida estou a disposição.

  39. Olá doutora, sou ciclista e ando cerca de 200km por semana. Costantemente sinto parestesia, muito formigamento nas mãos ao ponto de não consuiguir manipular os comandos da bike… Minha pergunta é: Com o tempo sentindo esses sintomas posso ter STC?

    Desde ja estou grato pela ajuda.
    Bruno Macedo

    • Bruno, é possível sim que você venha a desenvolver STC já que ela ocorre por esforço repetitivo. Mas espero que você procure um profissional da saúde para evitar isso. Eles poderão lhe orientar adequadamente, recomendar alguns exercícios, correção de postura ou o que acharem necessário para evitar o desencadeamento da lesão.
      Mas não fique preocupado demais, apenas tente prevenir.
      Qualquer dúvida estou a disposição.

  40. boa tarde
    realizei alguns exames e a medica falou que o meu nervo dos 2 punhos estao no limite e indicou a eletroneuromiografia
    sinto dores nas maos,punhos e polegares e o da mao direita esta inchado e a noite sinto queimaçao na mao e latejando

    no diagnostico da ultra deu assim

    nervo mediano com area seccional normal no nivel do retinaculo flexor o direito medindo 9,00mm2 e o esquerdo 10mm2
    a criterio clinico complementar com estudo por eletroneuromiografia

    o que significa isso?estou com a sindrome?

    onde trabalho ja ouvi rumores que irei ser mandada embora por nao estar produzindo como antes

    obrigada

  41. boa noite Eliane
    fiz a eletroneuromiografia e deu o seguinte

    sindrome do tunel do carpo leve bilateral

  42. Olá, Eliania. Fiquei surpreso ao vê parte do meu trabalho fazendo parte da sua publicação . Estava na net , quando resolvi procurar algo com meu nome e achei essa publição. Eu sou Fisioterapeuta e estou terminando Medicina. Estou muito contente em vê na sua bibliografia meu nome. parabens pelo seu trabalho de STC.

    • Agradeço seu comentário Valdir.
      Você fez um bom trabalho por isso ele foi citado. E que bom que você gostou do texto.
      Caso você tenha algo interessante (com referências) e deseje publicar aqui, é só me enviar. É sempre bom somar conhecimentos.
      Sucesso na nova profissão.

  43. oi Eliane em 2004 eu fez cirurgia no punho direito e agora estou sentindo dor tanto na mão direita como na esquerda. sera que devo fazer no punho esquerdo a cirurgia ja que a dor voltou no braço direito. Ja fazem mais ou menos uns 7 anos que tenho a doença.eu trabalho há 20 anos em escola sou concursada como merendeira mas há 15 anos trabalhei sempre so na limpeza, agora faz 5 anos que foi transferida para uma escola menor so que ali eu trabalho na cozinha e na limpeza, e a dor ta cada dia mais forte não consigo dormir a noite.sera que tenho direito de ver se posso me aposentar e deixar vaga para uma pessoa que possa fazer as coisas direito.sera que tem cura a sindrome do tunel do carpo ja que faz tempo que foi diagonosticada e cirurgia, tratamento não resolveu.agradeço.se puder me aconselhar.abraços

    • Olá Marli!
      Saiba que você tem direito a tentar se aposentar, procure o CEREST ou o próprio INSS e eles vão fazer uma avaliação para saber se a causa da sua lesão foi devido a seu trabalho.
      Sobre cura para STC, ela existe quando detectada no primeiro estágio, onde a pessoa começa a sentir os primeiros sintomas, mas nesses casos geralmente a pessoa não procura ajuda, porém na fase mais avançada o que se pode fazer é tentar manter um controle e o equilíbrio dos sintomas e da dor,através de remádio e cirurgia, assim como da reabilitação mas dificilmente uma total regressão.
      Quanto a você dever ou não fazer a cirurgia, essa é uma decisão muito pessoal, tem diversos fatores envolvidos, como idade, reicidência,… tem pessoas que acham que não compensa; eu lhe pergunto após a cirurgia no punho direito, como você se sentiu, acha que valeu a pena?
      Para finalizar, peço desculpas pela demora na resposta e lhe incentivo a buscar mais informações diretamente com o INSS a respeito da sua aposentadoria
      Saúde e paz para você.
      Qualquer dúvida, estou a disposição.
      E para finalizar

  44. oi eliania obrigado por me responder é como vc perguntou nao valeu a pena a cirurgia pois hoje estou com dor como se não tivesse feito a mesma e o médico ontem dia 08/04/2010 pedio para fazer a eletromiografia tanto no braço direito como no esquerdo,pois a dor não esta me deixando dormir,veremos o que o exame vai mostrar ai verei o que fazer.boa noite e mais uma vez obrigado.

  45. dr. eliania ,eu to com uma severa dormilença na mia mão esquerda, e dor comenzando desde o dedo medio ate o braço, eu pesquisando achou que tenho um stc ja meio cronico, que começo a seis meses e ainda não fui pra o medico mais ja marque uma consulta com um neurologista do sus. gostaria de saber si eu poso ser afastado do trabalho ja que eu tenho perda funcional de 38% na mia mão direita devido a um accidente de tra balho . eu agradeço sua atençáo,e gostaria de saber o que eu posso fazer .disculpa por meu portunhol eu náo sou brasileiro obrigado

    • Olá sr. Henrique.
      Primeiro você precisa ser diagnósticado por um médico.
      Após o diagnóstico o médico do trabalho, seja da empresa ou do INSS, juntamente com uma equipe, farão uma avaliação para saber se a doença foi decorrente do trabalho na empresa, nesse caso o CEREST- centro de referência a saúde do trabalhador-, também pode ajudar.
      Após essa certeza você procurará o INSS para verificar todos os documentos necessários.
      Este é o site da previdência (http://www1.previdencia.gov.br/pg_secundarias/duvidas_frequentes_03.asp ) , lá tem mais informações.
      Até o fim de semana vou colocar um artigo no blog explicando direitinho sobre esse tema, por que a sua dúvida é uma dúvida muito frequente.
      Qualquer coisa é só me procurar, estou a disposição para ajudar.
      Obriagada pelo comentário e saúde.

  46. Dra
    Qtas vezes é normal se operar a sindrome?
    Operei a primeira vez a seis anos atraz, as duas mãos e o ante braço;
    Agora refiz a cirurgia na mão direita e tenho previsão para a esquerda.
    Ainda não recuperei a sensibilidade do dedo!
    Posso ter um quadro reversivel?
    Trabalho como atendente de telemarketing e uso muito o computador no trabalho.
    Poderei continuar exercendo minha função?
    Grata

    • Olá Paula!
      Não tenho certeza do número de vezes que se pode fazer a cirurgia, mas o número máximo de vezes que eu já soube foram três vezes. Acredito que o grau de acometimento, a fisiologia da pessoa, o tipo de cirurgia que foi realizada, vários fatores devem ser levado em conta.
      Se você pode ter um quadro reversivel, é dificil, porque você trabalha em uma área propícia a desenvolver a doença.
      O melhor para você seria mudar de função.
      Te desejo uma boa cirurgia e que você se recupere o mais breve possível.
      Saúde!

  47. Olá Eliania,

    meu pai há duas semanas apresentou formigamento no dedo indicador e quando estimula o dedo ou faz esforço a mão, punho e antebraço travão em uma crise nervosa com contrações e ele sente a dor como se fosse uma caimbra e depois passa e fica somente sensível. Antes ele não apresentava nenhum sintoma.
    Nós passamos por 2 neurologista e um clinico geral que nos encaminhou para um especialista em cirurgia da mão. Este sintoma de travar os musculos também é comum?
    Desde já agradeço muito a atenção!!

    • Olá Simone!
      Espero que seu pai melhore o quanto antes.
      Quanto aos sintomas que você citou e pergunta se são comum, com o pouco conhecimento que tenho, não considero os sintomas citados como comuns. Os mais comuns são citados no texto sobre SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO.
      Mas você esteve com as melhores pessoas para te responder essa pergunta e lhe aconselho a não perder a próxima chance com o especialista em mão.
      Simone, anote todas as perguntas, dúvidas que você tiver a respeito da doença para levar no dia da consulta.
      Em breve vou publicar um artigo com as perguntas que mais me fazem no blog sobre STC, caso você ainda tenha dúvidas me envie e se tiver respostas após a consulta com o especialista, também lhe peço para me enviar, assim poderemos ajudar mais pessoas.
      Obrigada!

  48. Já fiz duas cirurgia do tuneo de carpo na mão direita e não obtive nenhum sucesso, agora vou fazer da mão esquerda, trabalho como operadora de telemarketing, já recorri a medico neuro,ortopedista e medico do trabalho já estou afstada a 1 ano e 9 messes, tenho direito a recorrer aposentadori , tenho 51 anos mais n tenho tempo de contribuição completo, estou afstada com o beneficio especie 91, por favor mim explique como proceder pois a medica perita já mim informou q por tuneo do carpo não tenho como mim aposentar por invalidez é verdade?

  49. Boa Noite!!!

    Fiz o exame, e aindicação foi para STC, mais eu sinto muita queimação na escapula esquerda , e tenho tendinite no braço direito, seria só o problema do STC, pois o meu problema mais é essa queimação que me mata.

    Obrigado e Boa Noite!!!!

  50. Ola Eliania,ontem fui em um neuro e ele pediu para fazer o exame eletroneuromiografia
    meus sintomas sao formigamento nas maos (a mao esquerda ,a direita quase nao) qdo estou dirigindo,dormindo,quase todo o tempo e qdo acordo de manha , nao consigo flexionar o dedo maior pois doi .
    O que vc acha que pode ser?Sindrome do Tunel do Carpo?
    Obrigado se puder me ajudar.

    • Olá Maraiza!
      Pelos sintomas pode ser diversas doenças por isso mesmo o pedido de exames que o médico faz, para dar um diagnóstico o mais correto possível.
      Esperemos que não seja STC, mas caso seja, não deixe de iniciar o tratamento imediatamente.
      Saúde!

  51. Olá, Em julho de 2009 foi diagnosticado que eu tenho – SINDROME DO TÚNEL DO CARPO, TENDINOPATIA DE QUERVAIN, E TENDINITE NO SUPRAESPINHAL – as 3 BILATERAL, o ortopedista só manda eu fazer fisioterapia, já cansei e nada resolveu. A perita do INSS mandou eu voltar ao trabalho, mas o ortopedista e tão pouco a médica do trabalho recomendada pela empresa onde trabalho me liberaram. Entrei com o recurso no INSS e até agora nenhuma resposta. Porque é tão difícil termos o tratamento correto? O que é mais recomendado no meu caso? O ortopedista não recomenda e não quer fazer cirurgia e agora?

    • Olá Priscila!
      Você está fazendo a coisa certa, tanto em relação ao INSS – entrando com recurso já que você não foi liberada pelos demais profissionais- como sobre o tratamento. Infelizmente, seja a fisioterapia, a terapia ocupacional ou mesmo os remédios, nem sempre conseguem atingir a cura e são recomendados para evitar a progressão da doença ou aliviar os sintomas.
      Se o ortopedista não recomenda a cirurgia você tem duas opções: procurar uma segunda opnião ou aceitar a opinião dele, que deve ter sido contrária a cirurgia porque o beneficio é pequeno. Muita gente opera e volta a desenvolver a doença, você pode constatar isso em diversos comentários aqui mesmo no blog.
      Não conheço nenhum novo método para curar a STC, algumas pessoas usam acupuntura, mas também é para aliviar as dores.
      A única coisa que posso lhe dizer é para não abandonar o tratamento.

  52. boa tarde. fui operada á 15 dias e queria saber se é normal doer o pulso. e também até que ponto posso começar a fazer o meu trabalho domestico, que tipo de tarefas posso executar? por favor diga-me tou farta de não fazer nada e quando faço fica a doer o pulso. também gostaria de saber se tenho de andar com a mão ao peito

    • Olá Sonia!
      É normal sentir algumas dores, afinal foi uma cirurgia.
      O melhor mesmo é evitar fazer força com o lado que foi operado. Procure fazer atividades leves para não forçar.
      Mesmo estando entediada, melhor recuperar-se completamente doque arriscar e ter que fazer outra cirurgia.
      Não acho que depois de todos esses dias você tenha que andar com o braço ao peito, tem que ter cuidado e protege-lo, mas tem que movimenta-lo também, fazer algumas atividades leves, sem peso.
      Você está fazendo reabilitação?
      Espero que você se recupere logo.

  53. Ola meu nome e Delvanice eu tambem sou portadora desta doença chamada tunell do carpo, tambem ja passei por uma cirurgia no braço direito; graças a Deus foi satisfatoria nunca mas senti dores neste braço; ja se fez um ano de cirurgia.poren ja havia sido informada pelo meu medico que teria que operar a outra tambem; hoje sinto as mesmas dores no braço esquerdo vou operar este ano ainda, quero dizer que para Deus nao existe impossivel, creio na cura. foi por isto que deus nos deu os medicos aqui na terra.eles fezem a parte deles, Deus faz parte dele que e curar , e nois a nossa que e a principal; que se chama fe….. poi se creres veras a gloria de Deus . beijinhos para todos e aparabens pelo site.

    • Origada Delvanice pelo seu depoimento.
      Sei que ele pode ajudar muitas pessoas.
      Saúde e paz!

  54. agradeço seu site onde posso perguntar e receber esclarecimentos confiáveis.Tenho diagnostico de Fibromilagia dez/2005.HA dosi anso senti algia suportavel na mao D com leve formigamento e dormencia.A perna direita tambem foi afetada com repuxos ao andar e algia intensa.Tudo de apareciemnto subito ao inicar a varredura do terreiro de casa.Fui ao medico da circulaçao apra ver a perna e fui ao ortopedista a para ver a mão e a perna.Apos alguns dias, sem nenhum tratamento ,aalgia na perna D desaperceu. A mao continuou a apresentar parestesia leve.
    Fiz o exame eletroneuromiografia sem acusar ainda STC. Como nada me foi dito que poderia evoluir eu iniciei Lian Gong em 18 terapias para isto e melhoraram os sintomas. Apos iniciar o uso do computador , reiniciaram-se os sintomas ja mencionados, sempre exarcebados com o uso prolongado. Na mao E tb notei leve algia na mao com irradiaçao para o antebraço e braço.Como ja ha o diagnostico defibromialgia fica dificil saber s e nesse lado Esq seria ja un inicio de evoluçao de STC .Fui ao medico que achou ser STC na mao D e pediu exame eletroneuromiografia que farei me setembro.Fiz um raio X que mostrou uma fratura muiot sutil to pulso ocorrifa ha 23 anos atras.Parece que em cima houv eum crescuemnto oseeo que agora se suspeita estar pressionando o nervo mediano.Nao fui vista por um ortopedista ainda.
    Na sua opinião ,dentro dessas informaçoes, acha que devia ja iniciar so exercicios na s duas maos ou deveria esperar o diagnostico confirmativo?Se sua resposta for positive, deveria eu usar o splinter(Que tipo me orientarai? ha um outro tipo que nao e esse que mostra em sue site e e norteamericano e nao e longo assim.Você pode visualisar no http://www.mycarpaltunnel.com.
    Seu parecer é de grande importancia para mim. Obrigado desde já.Guta

    • Olá Guta!
      Agradeço pela confiança.
      Eu te aconselho antes de iniciar a reabilitação esperar um pouquinho mais, você disse que vai fazer o exame agora em setembro, está tão pertinho.
      Acho melhor esperar porque os sintomas não são especificos de uma doença, algumas vezes pode confundir o profissional, por isso mesmo os medicos pedem vários exames, para ter certeza antes de dar o diagnóstico.
      Agora, ao receber o resultado não deixe de fazer reabilitação, muitas vezes o médico não indica nem o fisioterapeuta nem o terapeuta ocupacional, só passa remedios e pronto. Eu te recomendo a falar com ele, ver se seria o caso de além do remedio fazer a reabilitação, até porque algumas doenças mesmo depois que você toma o remedio e sente melhora elas voltam, ai entra o papel do terapeuta ocupacional, além de te ajudar na reabilitação ela vai fazer uma análise das atividades que você desenvolve diariamente para tentar evitar que a doença volte, lhe ajudar a mudar de hábitos para não sentir mais as dores,…
      Quanto ao splinter, tem que ser feita uma avaliação fisica para indicar o tipo mais adequado, isso será feito pelo profissional que lhe atender.
      Então, só um pouquinho mais de paciência Guta para que você tenha o tratamento adequado.
      Saúde!

  55. ola,neste momento estou de baixa,faz hoje 8 dias que fiz cirugia.Sou cozinheira mas o meu papel na cozinha é simplesmente descascar batatas e lavar loiça,tachos enormes etc….estou com algum receio que alguma coisa corra mal,tendo em conta que o meu trabalho é de facto um bocado pesado,estou com o musculo polgar atrofiado.Ja faço este trabalho a 14 anos.

    • Olá S.L.
      Realmente é muito tempo trabalhando na mesma função.
      Seria bom se você pudesse mudar de função, uma vez que feita a cirurgia e retornar para mesma tarefa pode fazer voltar a doença.
      Caso não seja possível mudar de função, procure um terapeuta ocupacional para que ele faça uma avaliação de suas atividades e indique-lhe uma outra forma de realiza-las, preservando seus tendões e músculos.
      Desejo-lhe tudo de bom, que você fique boa e tenha muita saúde.

  56. por favor ,me ajudem pois eu preciso de um resposta .pois minhas maos ficam dormentes quando durmo,e de 2 dias pra ca a mao direita doe quando deito pra durmir ,e qd acordo nao consigo pentear os meus cabelos e fazer nada pois nao tenho forças ,e meu dedo maior encolhe e demora pra voltar oque e isso eu ja marquei um ortopedista obrigada

    • Olá Mara!
      Não se apavore, você fez o certo, marcou uma consulta para tirar as suas dúvidas, receber o diagnóstico e começar o tratamento.
      É dificil dizer exatamente o que você tem. É preciso saber sua rotina, seu trabalho, se tem historico de certas doenças, como você dorme…Pode ser uma LER (Lesão por Esforço Repetitivo), uma DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho), …
      O que lhe recomendo já que não dá para saber o que você tem, é que mude a posição de dormir para ver se tem relação, mesmo porque o médico provavelmente vai pedir para você fazer isso e alguns exames.
      Espero que não seja nada grave e que você fique bem.

  57. Olá! primeiro parabens pelo site, é muito informativo
    Vc poderia me tirar uma duvida? Tenho uma tia de 52 anos que é empregada domestica e que desenvolveu a sindrome do tunel do carpo. Ela sente muitas dores e as vezes não consegue mecher as mãos…apesar de ja estar fazendo tratamento com medicação e fisioterapia. Ela pode tentar entrar de beneficio para se aposentar logo, visto que está sofrendo para trabalhar (lavar, cozinhar, arrumar, varrer, passar)?

    Desde ja agradeço a atenção

    Att,

    Shirley

    • Obrigada Shirley!
      Primeiro quero dizer que entendo mais de reabilitação do que da área juridica, então lhe aconselho a procurar um advogado da área. Tem muitos sites que tiram essas dúvidas sem cobrar.
      Pelo pouco que sei dessa área, ela pode tentar.
      Lá no INSS eles vão fazer uma perícia para verificar se ela desenvolveu a lesão devido ao trabalho dela, se ela não consegue mais trabalhar, se a reabiltação resolve, se é possível uma mudança de cargo…antes de dar uma aposentadoria eles vão tentar vários recursos, como auxilio doença (veja o artigo: aspectos legais do acidente de trabalho neste blog)isso é normal, para evitar fraudes, para não sobrecarregar o governo…Mas, apesar da burocracia eu sempre aconselho as pessoas a irem atrás dos seus direitos.
      Espero ter ajudado Shirley.
      Boa sorte e saúde para sua tia.

  58. oi, tenho STC bilateral,tem 4 meses que fui mandada embora do trab, era na empresa operadora de televendas e minha sindrome tá moderada nas duas mão. ja entrei com adv, e tenho o exame de eletroneuromiografia comprovando a sindrome, vc sabe quais direitos tenho pois agora estou sem convenio e publico demora muito …?

  59. oi tenho sindrome do tunel do carpo bilateral e meu meidico me fastou do trabalho só que o inss me deu beneficio negado eu quero saber se essa doença da o direito ao auxilio doença obrigado.

    • Olá Clair!
      É o seguinte, se a doença foi adquirida devido ao trabalho que você faz, então você tem direito. Agora se foi por outros fatores, alheios ao trabalho, então você não terá direito a esse beneficio.
      Eu lhe recomendo procurar um advogado para esclarecer todas as suas dúvidas.

  60. Caiu uma carteira de ferro sobre minha mão esquerda, na hora meu dedo indicador inchou e ficou roxo. Fui encaminhada a um posto de saúde, foi feito uma radiografia e me liberaram. Como a dor era insuportável procurei outra opinião, disseram que era apenas uma luxação e imobilizaram meu dedo. Passado dois dias a dor persistindo voltei ao medico e para minha surpresa pediram para retirar a tala, fazer exercícios e compressa quente e iniciar sessões de fisioterapia. A dor piorou, novamente inchou, comecei a sentir uma dor forte no pulso e formigamento nos dedos, voltei no hospital e desta vez foi diagnosticado como uma pequena fratura faz três dias que estou com a tala e continuo sentindo dor. É possível mesmo imobilizada a dor não passar?

    • Olá Vanessa!
      Sobre sua pergunta, é possivel, tanto que você está sentido.
      Deve estar inflamado e o analgésico que o médico deu pode ser leve.
      Tem gente que tem mais sensibilidade à dor doque outras, talvez seja seu caso.
      O importante é que você já foi medicada e já está fazendo a reabilitação. Agora se mesmo assim não passar você vai ter que voltar ao seu médico para saber porque essa dor não passa. Se for necessário tem ainda a acupuntura que poderá te ajudar.
      Espero que você fique boa logo e essa dor passe.
      Saúde!

  61. fiz um exame de eletromiografia que deu o seguinte; latencia distal elevada, o que isso quer dizer?

  62. olà em 2005 fiz uma cirurgia na mão direita e em 2007 na mão esquerda por causa do stc, mas so que apos a cirurgia perdi parte dos movimentos e reduçao da apitidão fisica, so que o meu neurocirurgiao me sugeriu aposentadoria por invalidez,por causa da mao esquerda que perdi os movimentos quase total isso e possivel?

  63. Foi diagnosticado stc nas minhas duas maos…e estou a espera de me chamarem para possivel cirurgia…gostei muito dos seus esclarecimentos..parabens

    • Obriagada pelo comentário Simei, espero que você fique bem.

  64. Olá, pessoal, sou Elina, To em Campo Grande MS, trabalho no H.Dia, ligado a Hospital Geral. Desenvolvo varias oficinas e dentre eles o uso das mãos é constante e com tempo iniciou-se as dormências bilaterais das mão onde dificultava principalmente desempenho das tarefas do cotidiano em domicilio. Que desespero… Tive que rever meus conceitos. Melhorar minha resistência física/condicionamento e cuidado com a saúde. Solicitar ajuda para os movimentos não se tornar repetitivo e assim concilio minhas atividades tranquilamente.
    Ah! Parabéns pelo lindo trabalho Eliania Silva.

    Elina

    • Olá Drª Elina!
      Quero agradecer seu depoimento, fico feliz quando recebo esse tipo de comentário porque complementa o artigo e ajuda a quem tem dúvidas.

  65. ola dra gostaria de saber seu e-mail
    tenho stc nos dois membros neuropatia focal do mediano nos punhos graus 3 e 6 no lado E e 4-5 e 6 no D se fizer a cirurgia no lado D.perderei os movimentos?farei todas as atividades normais obs:faz tres anos que estou com a doenca
    obrigado aguardo sua resposta

    • Olá Claudia!
      Sobre meu e-mail, sempre que alguém manda um comentário ele é redirecionado para meu e-mail para que eu aprove ou não a publicação aqui no blog, então é só você deixar sua mensagem aqui que eu recebo. Mas ele também está disponivel em “autora”.
      A respeito da cirurgia: quando se faz a cirurgia o objetivo é aliviar os sintomas da doença ou tratala definitivamente, não levar à perda dos movimentos. Mas se você quer saber se isso é possível…, é uma cirurgia, vai depender do grau de comprometimento, de como seu corpo vai responder…
      Se você vai conseguir fazer todas as atividades normalmente, é para isso que o terapeuta ocupacional trabalha. Depois da cirurgia, se você perceber que ficou com alguma limitação, vai pedir para seu medico encaminha-la para reabilitação que não significa apenas fisioterapia, mas também terapia ocupacional quando a pessoa fica com alguma dificuldade em realizar suas atividades do dia-a-dia.
      Você esperou muito para fazer essa cirurgia, 3 anos significa muito em caso de doença, mas espero que fique tudo bem com você.
      Saúde e paz para você e sua família.

  66. ola eliana! boa tarde gostei muito do conteudo da sua publicação,mas, adoraria se vc vc pudesse mandar as referencia desse conteudo para meu imail?pois preciso de assuntos para a minha monografia sobre sindrome do tunel do carpo?eu agradeceria muito, porem vc ia me ajudar bastante, desde já agradeço; Marilda

    • Ola Marilda!
      Se você leu o que eu publiquei, meu blog que será citado como referência em sua monografia, mas se você quer mais coisas pra ler sobre o assunto, sinto te informar que não tenho mais as referências usadas para fazer esse artigo.
      Desculpa não poder te ajudar, boa sorte na monografia.

  67. oi eliana,eu tenho stc a cinco anos,ja fiz tratamento,faço uso das talas,mas não melhorei nada,a dor chega ate o ombro,tenho ela leve no punho esquerdo e mais acentuada no direito,ja não consigo mais torçer roupa,não tenho força nas mãos,fica dormente quase 24 horas seguidas,o que vc me aconselha a fazer,obrigado,elina

    • Olá Eliana!
      Só o uso da tala não resolve e o tratamento para STC é assim mesmo, algumas vezes resolve, outras vezes tem que ficar fazendo novas cirurgias, acompanhamentos.
      Você precisa de acompanhamento já que seu problema ainda não foi resolvido. Procure um profissional, porque de longe eu posso fazer pouco por você.
      Saúde e paz!

    • Olá Eliana!
      Lhe aconselho a procurar um profissional, só tala não resolve.
      Otratamento para STC algumas vezes dá certo já na primeira cirurgia, outras vezes é preciso refazer a cirurgia. Outras vezes mesmo refazendo a cirurgia não dá resultado, então o certo é ficar fazendo o acompanhamento com um profissional qualificado, tanto médico quanto Terapeuta Ocupacional e Fiosioterapeuta, para confecção de órtese, maximização de força. diminuição da dor.
      Saúde e paz.

  68. eliania eu tenho a stc a 5 anos,ja fiz tratamento,uso talas,ela e leve na mão esquerda e acentuada na mão direita,so que agora começei a perder as forças da mão direita,algumas vezes pego algum objeto e sinto dor,e não consigo segurar,as coisas caem da maõ,o que vc me aconselha a fazer,aquardo por favor alguma resposta,obrigado meu nome e eliana mora em minas,contagem

    • Oi Eliana!
      Eu lhe aconselho a procurar um profissional da área de reabilitação(terapeuta ocupacional e fisioterapeuta) para uma avaliação e para dar inicio o mais rápido possível a exercícios para adquirir força, diminuir a dor e se preciso a confecção de uma órtese.
      Procura logo um profissional.
      Saúde e paz pra você e sua família.

  69. Boa noite!!! Fiz uma cirurgia tunel do carpo em 2004, as seguelas é que meu dedinho da mão direita esta em forma de garra.
    Continuo sentindo muita dormencia e caimbras na mão. anoite para dorme não consigo dormir do lado direito a sensação é como estivesse apertando o nervo, na epoca o medico abriu tbm o meu cotovelo que pega todo a região do antebraço.
    Hoje não consigo mais emprego não mais agilidade na mão as coisas caem, é muito complicado.
    Tenho direito algum beneficio.
    Grata doutora

    • Olá Margarete!
      Tem um artigo aqui mesmo no blog sobre beneficios da previdência, dá uma lidinha e no final ainda tem algumas sugestões de sites que poderão esclarecer qualquer dúvida que lhe restar.
      Obrigada por acessar o blog e fica em paz.

  70. Ola,gostaria de saber se existe casos de tunel do carpo do lado esquerdo mas que no meu caso ataca todo o lado esquerdo do corpo estou apavorada ja tem 5 anos que tenho a doença ja não tenho mais qualidade de vida , estou com muito medo pois nao consigo desenvolver nem um tipo de atividade no trabalho e muito menos de afazeres domesticos ,tenho um bebe de 5 meses e nao posso pegar no colo e muito menos caminhar com ele ,minha casa tem escadas e tem que passar o dia em um só comodo da casa pois nao posso subir escadas , no meu caso que tipo de especialista tenho que procurar pois ja fiz o eletro mais tenho medo de levar em um medico que queira apenas fazer sirurgia sem muito conhecimento do que se trata sendo que ja fiz dois exames e o diaguinostico é mesmo sindrome do tunel do carpo. obrigada!

    • Claudia
      Tunel do carpo pode dar em qualquer lado, esquerdo ou direito.
      Você tem que procurar um neurologista ou ortopedista, de preferência especialista em mãos.
      A cirurgia pode ou não ser o recurso utilizado em seu caso, mas só o médico depois de lhe avaliar vai dizer isso.
      Todos temos receio de fazer cirurgia, sabemos a maioria dos riscos que corremos, mas as vezes é a única forma.
      Procura referência com alguém, com um médico ou outro profissional da saúde que você conheça, para ver se eles indicam um cirurgião confiável e também procura um terapeuta ocupacional para que eles possam lhe ajudar na sua independência, se precisar de órtese ou adaptação na casa…para que você tenha uma qualidade de vida melhor.
      Saúde e espero que dê tudo certo para você.

  71. ,Olá tenho sindrome do tunel do carpo bilateral, os potenciais sensintivos e motores dos nervos medianos estão ausentes,estou com desnervação ativa do abdutor curto do polegar direito e esquerdo,conclusão sindrome do tunel do carpo de grau severo, estou com previsão de cirurgia para maio de 2011,perguntei ao medico as garantias da cirurgia ele disse que pode melhorar nas dores e dormencias, que meu problema foi descoberto tarde ,ficou confirmado o problema no mes 06/2010,antes os medicos falavam que era da coluna,fico com receio a cirurgia pos vejo muitos relatos de piora pos cirurgia,estou pelo INSS com aux. doença muitos dizem porque não estou por doença ocupacional,sou aux. de enfermagem a +- 10 anos tabalhava em hospital com carga horaria de 24h estendia as vezes até 36h e consiliava hospital com laboratorio trabalava na coleta de sangue e separação de soro,quando tudo piorou sair do hospital e hoje estou só no laboratorio,se não tem cura para quer tanta intervenão cirurgica,no meu estagio posso ter melhora. agurdo respostas mande para meu email. obrigada.

    • Olá Ivone!
      Tem alguns sites que podem te dar um auxilio maior em relação a questões sobre o INSS, aqui mesmo no blog tem um artigo sobre pensão, aposentadoria, beneficios e lá tem umas referencias de site sobre esse tema, sugiro você dar uma olhada.
      Quanto ao “por que de intervenções cirurgicas se não existe cura”, porque busca-se a minimização dos sintomas, das dores, tem gente que tem dores crônicas e para elas um dia sem dor é muito valioso. Também, algumas pessoas não melhoram, mas outras sim e a forma de saber se vai dar certo é fazendo a cirurgia, mas você tem a escolha entre fazer ou não, se você acha que não vale a pena, você pode optar por não fazer.
      Boa sorte pra você e saúde!

      • Olá Eliania
        gostaria que vc mim tirasse algumas duvidas fiz a cirurgia de tunel do carpo a 11 dias da mão direita mais até o momento não tive melhoras nenhuma sinto dores na mão no braço queimação a mão so fica dormente esta pior do que era antes o punho e o cotovelo so fica estralhando parece que falta alguma lubrificação a mão esta bastante inchada nao consigo fechar a mão parece que o nervo esta curto o proprio medico com a cirurgia mim garantiu que eu iria ter melhoras nas dores e dormencias que atrofia os movimentos talves não voltassem para ser sicera como não mim sinto melhor já estou arrependida de ter feito a cirurgia mais gostaria de uma opinião sua já que li alguns relatos de mesmo com poucos dias muitas pessoas já se sentia melhor.abraços agradecimentos

  72. sou aux.de enfermagem a +- 10 anos trabalhava em hospital e consiliva com laboratorio trabalhava na coleta de sangue e separação de soro pepetando,hoje tenho sindrome do tunel do carpo bilateral de grau severo com desnervaão ativa do abdutor curto do polegar direito e esquerdo,os potenciais sensintivos e motores dos nervos medianos estão ausentes, estou pelo INSS com auxilio doença a 9 meses,não era pra estar como doença ocupacional? vejo muito relatos de piora apos cirurgia,gostara de sua opinião a meu respeito. aguardo respostas mande para meu email. obrigada

  73. operei o esquerdo há 2 dias e apesar de estar engessada pareço outra pessoa, parece que tenho outra mão, livre…!!! o que detestei foi a anestesia que chamam de bloqueio axilar aqui na Argentina, é pior do que o eletromiograma… pode ser feito com geral? pq fazem assim ?fiquei mais de 12 horas anestesiada… não me dói nada , tenho mantido a mão para cima, não inchou, esta fantástica, mas aquela anestesia ninguem merece…, obrigada pelas explicações anteriores

    • Olá Josiane!
      Que bom que deu tudo certo pra você.
      Obrigada por dividir sua experiência e saúde!

  74. Oi Eliane….Td bem?Olha eu operei do tunel do carpo no dia 29-03-2011 e estou sentindo muitas dores na mão esquerda q fiz a cirurgia continua formigando e dormeçendo gostaria de saber se isso é normal…estou com muito medo…pois tenho tendinite nos 2 ombros…

    • Olá Lauana!
      Te aconselho a procurar o médico que fez sua cirurgia para que ele faça uma avaliação e assim possa tirar todas as suas dúvidas, ( se a cirurgia deu certo,se está inflamoda, infeccionou, se o remédios não estão fazendo efeito…).
      Não fica com dúvidas, não tenha receio em procura-lo, ele será a melhor pessoa para te dar as respostas do porquê você ainda continua sentindo tudo isso.
      Saúde pra você.

  75. Adorei como foi abordado o assunto da síndrome do túnel do carpo, sou acadêmica de T.O da universidade do Estado do Pará, e estou estudando sobre o assunto em minha tutoria. Adorei este site.
    bjks

    • Obrigada pelo comentário Kamila.
      É sempre bom saber que estamos agradando.
      Sucesso na profissão.

  76. olá boa tarde!!!!
    foi muito bom ler seu trabalho me ajudou bastante em montar meu tcc sobre tunel do carpo, porem infelizmente, não tive como completar a biografia!!!!!
    marilada

  77. Oi, Eliana estou com STC, devido ao violão que é a minha maior paixão, sou musico e o medico diagnosticou STC, existe a possibilidade de eu não poder tocar mais???

    • Oi Anderson!
      Existe essa possibilidade, mas ainda é cedo para isso.
      Primeiro faça o tratamento, siga a risca, dá um tempo no violão para desinflamr, sarar…procura uma forma de adaptar na hora de tocar,seja a posição, o modelo de instrumento, enfim, nem sempre o STC leva a impossibilidade de realizar as atividades. Se você tiver acesso a bons profissionais isso pode não acontecer ou ser postergada por um bom tempo.
      Sucesso e saúde.

  78. Fui diagnosticada com a síndrome, em nível discreto. O meu ortopedista me afastou do meu serviço, pois sou alérgica a AINE´s (sou auxiliar de farmácia), começarei a fisioterapia e a acunputura, por esses dias…
    Será que me enquadrarei em acidente de trabalho? Terei o direito ao afastamento durante todo o tratamanto. Tanbém estou fazendo uso de órteses para controle e melhora da dor. Posso dirigir com elas? É permitido por lei?

    • Oi Deborah!
      Para ser enquadrada como acidente de trabalho será preciso passar por um médico do trabalho que vai fazer uma avaliação para detectar se você adquiriu a doença no local de trabalho, devido ao serviço ou em outra atividade, como atividades do lar ou em outras atividades.
      Sobre o uso da órtese para dirigir, eu não tenho certeza, então o melhor que posso te dizer é que seria bom você procurar um DETRAN e tirar todas as dúvidas. Quando a pessoa vai tirar a carteira ela tem que dizer se faz uso de órtese, por exemplo um óculos é uma órtese para auxiliar a visão, se ela for pega em uma blitz sem o óculos pode gerar uma multa.
      Não posso te dar certeza nesse momento sobre o tema, vou pesquisar um pouco e assim que tiver essa resposta publico no blog, mas é melhor você procurar uma auto-escola ou DETRAN.
      Boa sorte!
      SAÚDE!

      O melhor que você faz é procurar diretamente um DETRAN e tirar todas as suas dúvidas.

  79. AMEI CONHECER O SITE, ME AJUDOU BASTANTE POIS TENHOS TODOS OS SINTOMAS RELACIONADOS ACIMA, E VOU FAZER UM ELETRONEUROMIOGRAFIA QUE A MÉDICA DE MÃOS PEDIU, TENHO MUITAS DORES E CADA DIA QUE PASSA ESTA PIORANDO ,PRINCIPALMENTE NA MÃO DIREITA,ACREDITA QUE PODE SER O SIDROME DO CARPO?

    • Olá Jaci!
      Você pode ter STC, mas isso quem vai confirmar são os exames que a médica pediu.
      Mas pode ser outra coisa, de qualquer forma o iportante é que você procurou ajuda e quanto mais cedo você descobrir o que tem mais cedo vai poder iniciar o tratamento.
      Obrigada pelo comentário, é bom saber que pude te ajudar.
      Saúde!

  80. GOSTEI MUITO DO SEU SITE, VOCÊ ESTA DE PARABÉNS!
    Eu tenho alguns sintomas que se parecem com a STC, e sofro deste mal a mais ou menos 10 anos sintomas esses que são falta de força no dedo polegar quando eu tento escrever e para compençar esta força involuntariamente curvo a mão lateralmente e consigo escrever com bastante dificuldade com bastante dor, mas só consigo escrever pouca coisa, para levantar uma xicara por exemplo ocorre um tremor na mão, não sei se vai ter tratamento para mim, logo que apareceram os sintomas eu procurei um medico e o mesmo e indicou fisioterapia, mais desisti recentemente este ano procurei um neurologista mais não resolveu, hoje estou agendado um ortopedista.
    Eu não sei que lesão é esta que eu tenho, fico andando de médico em médico para tentar descobrir, logo minha região é carente para medico.
    Obs: Para digitar eu não sinto nada.
    Por sua esperiencia que lesão pode esta me acometendo e que especialidade devo procurar?
    O que você me diz sobre a minha “lesão”.
    Desde já te agradeço!
    Harlan

  81. OI ELIANIA, TUDO BEM? OLHA ESTOU ACHANDO O MÁXIMO SUAS RESPOSTAS, ISSO TEM AJUDADO MUITAS PESSOAS NAS DÚVIDAS A RESPEITO DA DOENÇA. VEJA SE VC PODE ME AJUDAR; ESTOU FAZENDO MINHA MONOGRAFIA A RESPEITO DE STC, SÓ QUE MEU FOCO É BASEADO EM PROFISSIONAIS DA ESTÉTICA; O QUE ACHAS? IREI TER DIFICULDADES EM ENCONTRAR MATERIAIS,FONTES DE PESQUISAS? MUITO OBRIGADO AGUARDO SUA RESPOSTA.

    • Olá Flávio!
      Espero que tenha achado material para sua monografia.
      É um tema interessante, a dificuldade em achar material é que ao finalizar as monografias e os tccs as pessoas não publicam, mas espero que tudo tenha dado certo pra você.
      Obrigada pelo comentário.
      Saúde!

  82. Olá operei a mão direita de STC severa com atrofia tenar hoje tenho 26 dias de operada ,antes só tinha dormencias nas pontas dos dedos e hoje a dormencias é em toda mão, estou fazendo fisioterapia mais não estou conseguindo fechar a mão quando optei em operar o medico falou que as dormencias e as dores iam melhorar mais os sintomas estão piores sinto tudo ardencias no punho,dores fortes na mão e braço o polegar antes não conseguia alongar sentia dor e hoje doi muito mais que antes meu punho e cotovelo estralam como se faltasse lubrificação o medico receitou medicação etna para melhorar as dormencias 2 comp. ao dia durante 4 meses mais até o momento não tenho nenhuma melhora gostaria de saber com a quantidade de dias de operada já era para eu apresentar melhoras aguardo uma opnião obrigaga.

    • Olá Ivone!
      Depois de uma semana de operada, quando a cirurgia tiver iniciando a cicatrização já dá pra começar sentir melhoras. Mas como já disse aqui, nem sempre a cirurgia resolve a STC,algumas vezes a medicação é mais eficiente. Quando a cirurgia é realizada é com o objetivo de resolver o problema, mas pode não dar certo.
      Algumas pessoas ficam curadas, outras voltam a desenvolver a doença e outras não respondem bem a cirurgia , não tem como saber. É preciso acompanhamento constante do médico.
      Espero que você esteja melhor.
      Saúde e desculpe não ter lhe respondido antes,mas deixo aqui a resposta para poder tirar a dúvida de outros.

  83. ola fiz a cirurgia d sindrome de tunel d carpo..vou ter q ficar quan to tempo sem trabalhar para mne recupera..

    • Olá Fabio!
      O tempo para retornar ao trabalho é variavel (se respondeu bem a medicação, qual o tipo de trabalho que você desempenha…).
      O médico vai avaliar e dizer quanto tempo deverá repousar e quando poderá voltar ao trabalho.
      Saúde!

  84. olá doutora , fiz cirurgia do tunel do carpo maõ direita á 2 meses, mas parece k ta pior, tenho muitas dores noturnas, principalmente se faço meus afazeres domesticos, limpar a casa, torcer roupas, é um sofrimento, a noite tenho parestesias, não me deixam dormir direito, a hora que acordo não consigo nem fechar os dedos de tanta dor, será k a cirugia deu errado?ewstou afastada do meu trabalho por acidente de trabalho, meu medo é de ter alta, pois estou ainda incapaz de voltar na empresa.

    • Olá Elaine!
      A cirurgia é uma tentativa de resolver o problema, nem sempre ela dá certo.
      O melhor que você faz é procurar o médico que fez a cirurgia e dizer o que você está sentindo, ele vai lhe ajudar com remedios para alivio das dores e lhe reavaliar para saber se é necessário refazer a cirurgia.
      Também pode lhe encaminhar para a equipe de reabilitação como fisioteapeuta, terapeuta ocupacional, psicologo…
      Se você está se sentindo incapaz de retornar ao trabalho é mais um motivo para procurar o médico, você vai precisar do laudo.
      Saúde!

  85. Olá Dra., meu nome é marcela estou gravida de 27 semanas e há mais de um mês venho sentindo sintomas da Sindrome na mão direita somente, no entanto veem me incomodando bastante na hora de dormir, interrompendo com frequencia meu sono, procurei por um ortopedista e ele me pediu um ultrassom, que não acusou nada ! após o exame ele diagnosticou que a sindrome é temporária e afirmou que logo após o parto ela irá desaparecer !!!!
    essa definição e conclusão dada por ele faz sentido….?????? estou procurando neste momento fazer um exame especifico para saber de fato se tenho a STC, pois pelo que vi se não tratada no inicio pode se tornar séria .

    Fico no seu aguardo .

    obrigada

    • Olá Marcela!
      Parabéns pela gravidez.
      Faz sentido o diagnóstico do ortopedista. Algumas grávidas desenvolvem STC e após a gestação ela pode passar, por isso o melhor é esperar a gravidez terminar para avaliar se será necessário realizar algum procedimento invasivo como cirurgia.
      As mulheres ao engravidarem acumulam muito líquido fazendo com que haja compressão no túnel do carpo e assim os nervos sejam pressionados, (por isso a dor).
      Você pode dormir com o braço um pouco mais elevado que o restante do corpo, fazer uma massagem para drenar o líquido…
      Se você tiver acesso a um Terapeuta Ocupacional ou a um Fisioterapeuta eles poderão lhe dar uma grande ajuda e ao mesmo tempo o médico vai te dar alguma medicação que não prejudique o bebê para alivio da dor.
      Um bom parto e saúde!

  86. Olá Doutora ,
    Seria possível um trabalhador adquirir a sindrome do túnel de carpo em 5 meses de trabalho repetitivo manipulando peso extremo tendo que fazer flexoes do pulso?

    5 meses não é pouco tempo?

    • Olá Follmann!
      É possível desenvolver STC em 5 meses.
      Apesar de ser pouco tempo a pessoa pode já ter uma tendência à doença devido a outra atividade realizada paralelamente ou anteriormente.

  87. meu nome é lidia e tenho a sindrome do tunel do carpo,o resultado deu desnervação ativa,trabalho em mercado,sou funcionaria unica e faço todos os trabalhos principalmente os pesados como pegar caixa de cerveja do deposito para a geladeira,sinto muitas dores nas mãos e nos braços,não consigo ficar mais dedois minutos com os braços levantados que eles doem e sinto eles muito pesados,consigo me aposentar se for o caso ou não vou ter que continuar trabalhando com essas dores terriveis que me fazem chorar,todos os dias meu filhinhome pede colo ,e quando pego ele começo a perder as forças.por favor me responda o que é desnervaçao ativa,e se consigo aposentar com esse problema desde ja obrigada.

  88. oi dr tudo bem meu nome e laura e gostaria de saber, e que nas ultimas 2 semanas estou sentido o dedo mindinho formigando e dormência, nele e na palma da mal também,fui no medico ele mandou eu por gelo e receitou um remédio e mandou eu fazer uns exames, o que eu queria saber e se posso ter a sintro-me de carpo, já estou ficando louca com essa ideia por favor me responde, mais eu não cinto dor só formigamento e dormência.

    • Olá Bruna!
      Você precisa fazer os exames que o médico pediu pra ter certeza se tem ou não S.T.C.
      Não te apavora, você está fazendo o que deve ser feito:buscou o médico, tá fazendo os exames, está tomando os remedios.
      Muitas doenças tem sintomas parecidos, pode ser STC, mas pode ser uma coisa mais simples.
      Espero que fique tudo bem e saúde!

  89. Oi Eliania Queiroz
    Parabéns, muito boa sua matéria!

    Começou uma dormencia na ponta do meu dedo indicador da mão esquerda e já durava 3 dias, fiquei preocupada, pesquisei e achei sua matéria, aprendi bastante, porém me assustei mais! rs
    Não pensava em algo assim, acha que devo procurar um médico, fazer uma ressonancia com urgencia? Já fazem 7 dias q meu dedo está dormente, um amigo (residente em medicina) me indicou tomar AS por alguns dias, talvez tenha diminuido, mas ainda continua…
    O que devo fazer ?

    Att.: Nayara Kedma

  90. Esta cirurgia como faz estica o nervo quando o problema é Síndrome do Túnel do Carpo a D.A dra. poderia me responder fazendo o favor. Ellen.

    • Olá ELLEN!
      A cirurgia não estica o nervo, ela o descomprime.
      Ele está apertado dentro do braço (no túnel do carpo) e o que oque se faz na cirurgia e tentar deixar ele menos apertado.
      Ai tem que descobrir a causa, porque ele tá comprimido, se for durante a gravidez, por exemplo, pode ser excesso de líquido então não se opera, espera terminar a gravidez para ver se resolve.
      Entendido?
      Saúde!

  91. Fiz a cirurgia mas ñ estou nada bem,a minha força motora diminui e agora tô tentando me aposentar ,será q consigo.

    • Olá Rose!
      Aposentadoria é um processo complexo e demorado, cheio de burocracia que precisa ser visto caso a casa.
      Antes de aposentar o INSS libera os auxílios, faz exigências de reabilitação…Então o que posso lhe dizer é que você até pode conseguir, mas é o INSS que vai dizer.
      Te recomendo a ir atrás e não desistir facilmente.
      Boa sorte!
      Saúde!

  92. Olá trabalho muito com as mão e faço força, quando eu estou trabalhando meus ombros e meus dedos das ficam doloridos e quando retorno para casa e durmo no outro dia acordo com os dedos inchados e atrofiados e com muita dor mas depois melhora depois de muitas horas. Oque sera?

    Grato.

    • Olá Sandro!
      Pode ser erro de postura no momento de realizar suas atividades como pode ser uma doença mais seria. Te aconselho a procurar um médico para ter um diagnóstico fechado e dependendo do diagnóstico, procure imediatamente um Terapeuta Ocupacional para que ele oriente na correção da postura e na forma de realizar suas atividades de forma que esses sintomas não voltem a aparecer.
      SAÚDE!

  93. Ola..ha duas semanas comecei a sentir os sintomas da sindrome. Fui ao medico hj e atraves de um ultrasom foi confirmado o diagnostico. No meu caso, ele disse que estou no estagio inicial, porem nao foi feito o exame especifico para determinar em que grau/nivel a doenca se encontra.Isso me deixou um pouco desconfortavel….sera que apenas atraves do ultrasom, o medico poderia prescrever os medicamentos corretos? estou tomando antiinflamatorios. Tenho retorno daqui a uma semana. Ele disse que caso nao melhore, ha uma outra alternativa que nao seja cirurgia. Seriam injecoes no local, porem nao entrei em detalhes pois td isso me assustou um pouco. Tbm estou usando a tala, e me sentindo melhor. Isso tem cura? eh reincidente?

    • Olá Adriana!
      As doenças, em alguns casos, podem ser diagnosticadas apenas com a clínica, anamnese, avaliação física…os exames de imagem, em alguns casos, são apenas para não restar dúvida ou para satisfazer o próprio cliente.
      O primeiro passo é mesmo o uso dos anti-inflamatórios. O uso das (infiltrações), injeções no local da dor é uma opção para evitar cirurgia, mas que só vai ser usada se não der certo o tratamento que você está fazendo.
      Muitas pessoas fazem a cirurgia e não se sentem melhor, por isso é a última alternativa, porque cirurgia é sempre um risco.
      É uma doença que “pode” reincidir, principalmente se a pessoa não mudar as atitudes que levaram ao surgimento da doença.
      Seu médico só esqueceu a indicação de um Terapeuta Ocupacional para te orientar como mudar de postura, como realizar as tarefas, sejam laborais ou de vida diária, de forma a proteger tuas articulações, te orientar a realizar alongamento para fortalecimento da musculatura…
      Espero ter ajudado e lhe desejo muita saúde.

  94. Boa tarde.
    Foi-me diagnosticado sindrome do tunel carpico incipiente, mas apresento também uma epicondilite lateral e tenho também calcificação no ombro,isto tudo no braço direito. O meu ortopedista disse que me opera quando eu quiser, pois há dias que as dores são muitos fortes. Tenho receio da operação, mas sabendo que vou melhorar e curar as tendinites, arriscaria. Não sei mesmo que decisão tomar… Será a operação a melhor opção?Pois ja tomei anti-inflamatórios e nada ajuda..

    • Oi Claudia!
      É mesmo uma decisão difícil.
      Porque pode dar resultado, mas também pode ser que não dê.
      Acho que a cirurgia deve ser feita depois de esgotadas todas as alternativas, mesmo não tendo certeza do resultado, acho que vale tentar.
      Mas é uma decisão sua, é bom ponderar, ver se a equipe é boa,se te passa confiança,… você já tentou de tudo mesmo?
      Espero que você tome a decisão acertada e que fique bem.
      Saúde!

  95. Oi,sou confeiteira,e mais ou menos a 4 anos comecei a derrubar as coisas no serviço, fiz varias radiografias mas nao deram resultado.A 2 anos fiz o exame onde deu resultado de sindrome do tunel do carpo bilateral agora vou operar.conheço uma moça e sei de um rapaz que poraram e nao adiantou.tenho medo de operar.;estou encostada no inss.o doutor disse que para mim nao adiantava mais fazer fisioterapia.Aoperaçao vai tirar a dor que começa com feroadas nos dedos e doi ate ocomeço do ombro.

    • Olá Mariza!
      Infelizmente é isso mesmo, algumas vezes a cirurgia é a única opção e algumas vezes não dá certo.
      Você tem que pensar direitinho se quer fazer, se deseja tentar pelo menos.
      Espero que você fique bem e que tudo dê certo.
      Saúde!

  96. Sou portador de STC e gostaria de saber se a lemeterapia seria indicada para este tipo de doença. Estou em estágio avançado e não consigo dormir.

    • Olá Celso!
      Eu não conhecia essa técnica até você você falar, é mais específico para especialistas em massoterapia
      Pesquisei e a maioria dos relatos que encontrei foram de pessoas que aplicam a técnica, eles dizem que é indicado para S.T.C.
      O que posso te dizer é que diante da dor ela provavelmente é um paliativo, mas sei que paliativo é muito importante para quem sente dor.
      Acredito que se o profissional souber aplicar a técnica de forma correta não fará mal.
      Você vai fazer cirurgia ou está tentando resolver com remédios e reabilitação?
      Vou me aprofundar um pouco mais com massoterapeutas e qualquer novidade repasso aqui no blog.
      Saúde!

  97. fiz a cirurgia do tunel do carpo na mão direita faz 20 dias .vou retornar ao médico daqui a 1 mês quero saber se o médico irá passar fisioterapia pois ainda sinto mta dor.

    • Olá Mariais!
      Nem sempre o médico encaminha para reabilitação.
      Algumas vezes ele espera desinflamar um pouco, outros médicos acham desnecessário (não concordo com essa opinião, só para constar).
      Espero que sua cirurgia tenha dado certo e que você esteja bem.
      Caso sinta que é necessário peça o encaminhamento para a reabilitação e se o médico se recusar a dar, não se envergonhe de perguntar o motivo.
      É sua saúde, sua dor só você sabe o tamanho.
      Saúde!

  98. Oie,Eliania fui diagnosticada com stc,trabalho com operadora de call center,gostaria de saber como fui diagnostica com essa doença se devo continuar trabalhando durante o tratamento e ja tomo medicação e fiz fisioterapia que nada adiantaram?
    Parabens pelo seu trabalho no site…

    • Olá Adriana!
      O melhor seria que você não trabalhasse enquanto faz o tratamento. Pensa comigo, se você tivesse feito uma cirurgia e todo dia tocasse na cicatriz, ela iria fechar, curar rápido ou estaria mais sujeita a infecção, dor…?É a mesma coisa. Se você fica fazendo o mesmo movimento que levou a STC, vai ser mais dificil desinflamar e curar.
      STC é bem complicada porque para algumas vezes só a medicação resolve, a fisioterapia pode fortalecer tua musculatura, a terapia ocupacional pode te ensinar a fazer teu trabalho de outra forma, sem forçar os músculos e tendões atingidos, te orientar a preservar esse local.Algumas vezes só a cirurgia resolve, outras vezes nem a cirurgia. Ai o remédio vai ser para alivio da dor.
      O médico que vai te orientar quanto ao que você deve fazer.
      Mudança no posto de trabalho ou na forma como você o desenvolve é importante para o sucesso no tratamento.
      Obrigada pelo comentário e espero que você tenha sucesso no tratamento.

  99. Oie,eliania ainda continuo trabalhando normalmente mas meu punho esta muito inchado,ja tomei varias medicações e nada adiantou,passei com o meu ortopedista ele me encamihou para o especialista em cirurgia da mão,so que ja tenho varios atestados na empresa não tenho consiguido trabalhar pq trabalho com telemarketing,so que meu medico falou que so cirurgião pode ma da a carta ao inss?Passei com o medico do trabalho ele pediu um relatorio para o ortopedista devido a quantidade de atetados?O que devo fazer,nao aguento mais ficar andado pra la e para ca sem nenhuma solução,e outra marquei minha primeira consulta com o cirurgião para novembro final do mes!!!
    Tenha uma boa noite,e muito obrigada pelas orientações…

  100. boa tarde
    minha historia começou já há varios anos, enfim operei ambas as mãos por STC, 1 cirurgia setembro desse ano e outubro agora, enfim, a mão esquerda apresenta infecção na ferida cirurgica,meu médico diz que é assim mesmo, mas tudo bem qq coisa volto lá, a minha pergunta é. como tecnica de enfermagem vou ficar limitada no serviço, meu atestado é de 2 meses, de recuperação para ambas as mãos sendo que vou voltar agora em novembro de 2012, desde já agradeço pelas outras informações acima ,ESTELA

    • Olá Áurea!
      Não entendi bem a sua dúvida.
      Como você sabe que vai ficar limitada em seu serviço?
      Você fez a cirurgia e espera se recuperar, certo?
      Se você está fazendo referência pelo tempo do atestado que acaba em novembro, caso você não esteja bem para voltar a trabalhar procure o seu médico ou médico do trabalho que após exame lhe dará outro atestado.
      Caso não seja essa sua dúvida pode entrar em contato que tentarei ajudar.
      Saúde!

  101. Parabéns por este espaço Dra Eliania! Também tenho esta síndrome e poder compartilhar nossas dúvidas e anseios é fundamental, bem como, poder contar com sua orientação, com certeza, ajuda muitas pessoas a decidirem a melhor forma de tratamento.
    Por isso, resolvi também compartilhar minha experiência. Sou professora e tenho STC nas duas mãos, comprovada através do exame de eletroneuromiografia. Vai fazer um mês no dia 6/11/12 que fiz cirurgia na mão direita, mas até agora não sei dizer se realmente resolveu o meu problema. Sinto melhoras na dormência, mas meu pulso doi muito e quando acordo sinto que meus dedos estão enrijecidos, demora para voltar os movimentos. Fiz a cirurgia com um ótimo ortopedista, cirurgião de mãos, que me aconselhou a fazer também na mão esquerda, sendo que o meu caso já está bem grave. Porém sofri muito com a cirurgia da mão direita e não quero passar por isso novamente. O médico não me falou em outras alternativas, somente na cirúrgica e aqui percebi que existe o médico Fisiatra, mas não encontrei essa especialidade aqui em Florianópolis, teria algum outro médico especialista que pode tratar esse problema?

    • Olá Ingrid!
      É uma opção sua não querer passar pelo mesmo sofrimento com a outra mão, bem compreensivo.
      O fisiatra além de passar o medicamento poderia fazer reabilitação, indicar órtese, melhor forma de realizar as atividades, mas já que não tem ai. Te indico um terapeuta ocupacional, como você já tem um médico para indicar a medicação, você pode procurar um terapeuta ocupacional de preferencia com especialização em mãos, ele te indicará como realizar as atividades diárias de forma a sentir menos dor, te auxiliará a fazer exercícios e confeccionará órtese se for necessário.
      Vai ser de grande valia pra você.
      Saúde!

  102. Olá, sei que é meio complicado responder tantas perguntas sem ver o paciente, mas não custa nada eu tentar. Fiz quase de 2 meses de academia até o dia que acho que exagerei nos pesos e comecei a sentir dor em ambos os pulsos. Percebi qndo ao me levantar da cadeira (na hora da refeição), eu apoiei minhas mãos na mesa para ter o impulso. E a dor foi grande que não consegui continuar assim, acabei tendo que me lavantar de outra forma. Ficou ainda 2 dias assim, depois, apesar de dolorido, eu consegui fazer isso. Parei a academia desde então. Mas já fazem 2 meses que continuo com dor, porém a da mão direita é bem maior. Acredito que seja por eu escrever bastante. Escrevo em média 6h a 8h por dia, todos os dias, pq só assim consigo estudar. Mesmo fazendo alongamento, não adianta. Já acordo com dor. Depois de escrever a dor sempre aumenta, mas, infelizmente, não posso parar muito. A dor hj não é apenas no pulso, se estende em direção ao dorso da mão principalmente (parece um formigamento) e na parte lateral, em alguns dedos e, às vezes, subindo para o braço. Mas exatamente hoje fiquei preocupada, pq apareceu um ponto roxo em uma das partes que dói. Eu tenho tb mania de dormir com o pulso flexionado, acordo, no meio da noite, com um pouco de dor e ajeito a posição. Será que é melhor eu ir logo? Tou com medo de travar a minha mão bem numa hora de alguma prova. Não consigo nem pegar mais coisas meio pesadinhas, como minha sobrinha de menos de 10 quilos. Espero retorno, por favor.
    Obrigada!

    • Olá Roberta!
      Espero muito que você já tenha procurado um médico pois parece que você está com uma inflamação no braço, só o alongamento não resolve mesmo, precisa de medicamentos -indicado por um ortopedista, fisiatra ou outro médico-um pouco de repouso e alongamento.
      Você também precisa mudar a forma de dormir, com o punho flexionado só vai aumentar a dor.
      Como a dor é no punho, quando você utiliza muito ele seja pra escrever, pegar peso, você vai realmente sentir dor.
      Então: procura logo um médico, muda a forma de dormir, tenta dar um descanso para seu braço, punho e mão e faz alongamento e fortalecimento muscular mas sem exagerar.
      O educador físico tem que saber de suas dores para te ajudar a fazer o alongamento correto.
      Você vai se recuperar mais rápido se fizer isso.
      Desculpa a demora, espero ter ajudado.
      Saúde!

  103. Tenho a Sindrome do Tunel do Carpo, fiz cirugia da mão direita já fazem 08 anos e fiquei boa, não sinto dormencia e nem dor, agora estou com problema na mão esquerda não estou conseguindo dormir, será que com exercicios não consigo melhorar, sendo que o pós operatório foi traumático.

    Obrigada

    Rosiane

    • Olá Rosiane!
      Talvez você melhore sim só com reabilitação.
      Só lembrando que é necessário dar repouso para o membro,tentar mudar de função se origem foi o trabalho e procurar um médico.
      Provavelmente ele vai indicar um remédio para desinflamar e reabilitação.
      Se ele não indicar, peça. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional pois o trabalho dos dois são bem diferente.
      Saúde !

  104. Não sou médico. Mas tenho a síndrome.
    Muito se fala sobre a síndrome do túnel do carpo, porém tudo repetitivo. Como se todos pesquisassem na mesma fonte.
    Fala-se em compressão do nervo. Todos falam a mesma coisa.
    Na realidade não é a compressão do nervo. É a inflamação do nervo. Repito. este nervo está inflamado!!!
    A origem da inflamação deste nervo começa nas costas, com dores nas costas também.
    Fazer a cirúrgia apenas alivia os sintomas, mas não trata o real problema.

    Quer realmente fazer um tratamento sério? envie um e-mail para XXXXX (e-mail excluido pois o objetivo do site não é fazer propaganda)

    • Olá Sergio!
      O que se fala sobre a síndrome é repetitivo porque não podemos criar nem inventar algo novo para dizer sobre ela.
      Sim, pegamos muitas coisas da mesma fonte que são autores de referência, Ministério da Saúde…são fontes confiáveis e que fazem pesquisas sérias sobre o tema.
      Existe a inflamação, lógico, e existe a compressão.
      No artigo eu falei sobre essa inflamação e sobre a compressão: Este túnel possui espaço somente para passagem destas estruturas (tendões e nervos). Assim sendo, qualquer alteração que cause inflamação da região pode comprimir as demais estruturas e, consequentemente, o nervo mediano gerando dor local com ou sem irradiação. Este comprometimento do túnel é chamado de Síndrome do Túnel do Carpo.
      O nome também é significativo, não acha?
      Não posso recomenda-lo a quem acessa essa página pois não conheço seu trabalho e o objetivo do blog não é fazer propaganda mas apenas dar algumas informações básicas.
      Sempre procuro deixar claro que os artigos não substituem o acompanhamento com um profissional.
      Saúde pra você.

  105. Obrigada pelo conteúdo, foi de grande esclarecimento..Amanhã vou procurar um especialista. Realmente já não tenho forças na mão esquerda..

  106. obrigada!!!me tirou várias duvidas estou com a síndrome do T.P e irei fazer fisioterapia pra vê se tem resultado positivo….

  107. Bom dia Drª Eliania,
    Estou com STC bilateral a exatos dois anos e já me afastei diversas vezes do trabalho e fiquei no INSS. Sinto cada dia mais piora, quando estou fazendo fisioterapia até que melhora mas quando volto as rotinas de trabalho tudo volta, já esta numa fase avançada na mão direita. Já tive indicação cirúrgica mas o plano não autorizou porque tava numa fase de falência, agora estou em outro plano e iniciando as consultas novamente e o pior o perito do INSS disse que já posso retornar ao trabalho, assim eu fiz e só Deus sabe como estou me sentindo, é muita dor e dormência.

    • Olá Quitéria!
      Você tem que tomar cuidado porque se você continua fazendo o mesmo trabalho que lhe causou a doença, você está correndo serio risco. Nem sempre a cirurgia resolve. Antes da cirurgia você deveria fazer a reabilitação, tentar trocar de função ou aprender uma outra forma de realizar seu trabalho de forma que não exigisse tanto de você, mas para essa mudança você precisaria de um Terapeuta Ocupacional para lhe orientar a forma adequada, que mais atenderia suas necessidades.

  108. Estou com sindrme do caipo na mão direita,e apos fazer muitas sessões de
    fisioterapia, fiquei com tremedeira na mão.E a dor é no braço enteiro é muito intensa,e agora o outro esta começando a dor tbm.e a frqueza nas mãos.estou a espera de cirurgia há 9 meses.estou trabalhando normalmente.sou merendeira.como devo agir? desde ja obgd.

    • Boa tarde Vera!
      Se você tem a doença e está vendo que ela está em progressão você deveria tentar tirar uma licença.
      Não vai adiantar muito a reabilitação se você não dá um tempo para desinflamar.

  109. oi dr.eliania,meu nome é diana e estou com sindrome do túnel do carpo e estou com muito dor, e eu descobri quando estava trabalhando de segurança.agora a empesa me mandou em bora e o meu advogado colocou a empresa na justiça por que a empresa quando ficou sabendo do meu caso que eu ia operar da doença e ia ficar na caixa ela me mandou em bora.eu gostaria de saber se no meu caso pra mim fazer a cirugia ou ficar na caixa eu devo fazer outro exame atual por que o meu exame e de 2011 será que da pra mim fazer esta cirugia na rede publica?

    • Sim Diana, tem opção de cirurgia a rede publica.
      Busca na rede de saúde de seu Estado, caso não tenha disponível o própria Estado ou Municipio poderá lhe ajudar.

  110. olá boa tarde.
    Tenho STC nas duas mão bilateral ,estava afastado pelo INSS por 07 meses e o perito me liberou, estando eu já com cirurgia marcada para agosto de 2013.
    Não tenho nenhuma condições de voltar ao trabalho devido a dor, fraqueza e dormência das mãos .Já tentei me informar, mais tive respostas insatisfatória.
    A STC é uma doença do trabalho? pois sou mecânico de autos e tenho muito esforço repetitivo devido a profissão.
    Desde já agradeço.

    • Olá F.N.P.!
      A S.T.C. pode ser uma doença de trabalho, mas ela pode ser adquirida de outras formas.
      Uma avaliação de sua rotina em casa, lazer e trabalho vão determinar onde você a adquiriu.
      Espero que tudo ocorra da melhor forma na cirurgia.
      Saúde!

    • ok, obrigado pela atenção

    • Sim Pimentel, a STC é uma doença do trabalho, mas não SÓ do trabalho. Ela pode ser adquirida por esforço repetitivo que nem sempre acontece só no local de trabalho. O perito faz uma análise de todas as suas atividades para tentar descobrir onde você adquiriu a doença.
      Espero que sua cirurgia tenha sido realizada com sucesso.
      Saúde!

      • Olá Eliana, a cirurgia foi realizada com sucesso sim, obrigado.
        Porem eu tenho sentido coisas estranhas na mão direita (que foi operada) já fazem dois meses de cirurgia e tenho observado dores na região abaixo do polegar e muito choque no polegar quando fecho os dedos, e uma dor horrível como se os ossos da mão estivessem deslocados, fora do lugar ou como se estivesse quebrados.
        Vou operar a esquerda dia 23-10-13.
        Desde já muito obrigado pela atenção, abraço!!!

  111. ola bom dia.meu nome é sabrina eu tenho stc já vai fazer 3 anos eu já fiz 4 cirurgias 2 em cada maõ.só que ainda sinto muitos formigamentos .muita queimaçaõ e tenho muita sensibilidade com o que é gelado .com.ofrio porque aqui no sul é mais.eu queria saber se esses sintomas batem ainda com o stc .cirurgias eu naõ faço mais já tomei varios relaxantes musculares já tomei varias injeçoe~e ainda naõdeu nada de resultados.obrigada pela atençaõ.

  112. Olá, eu sinto uma dor cerca de 1 cm acima da falange do polegar na parte interna do dedo, onde nao consigo pegar nada com o polegar segurando que sinto uma dor muito grande que ninguem acredita que um simples toque faz eu sentir uma dor dessas. O que pode ser isso?

  113. Oi meu nome é flavia e tenho stc á cinco anos, começou quando estava gravida vou operar as duas mãos será q tenho direito ao auxilio doença?

    • Sim flavia.
      Se você contribui, tem direitos assegurados.

  114. Fiz uma cirurgia de túnel do carpo e tenossinovite de quervain na mão esquerda há 47 dias. Eu tinha sintomas suportáveis do Tunel do carpo, apenas o formigamento e a dormencia seguida de um cansaço no braço esquerdo mas a TENOSSINOVITE MUITO ME INCOMODAVA depois de uma pressão muito forte no braço esquerdo para evitar uma queda. O medico recomendou a cirurgia depois de tentativas com fisioterapia, medicamentos etc.Fiz a cirurgia na esperança de logo me recuperar, infelizmente estou cada dia pior; agora alem das dores estou com todos os dedos da mão cirurgiada travando sempre .Continuo nas sessões de fisioterapia em dias alternados , alongamentos constante mas as dores são intensas em toda a palma da mão. os dedos incham,e esses travamentos nas dobras dos dedos sem falar que a dor que eu sentia no dedo polegar indo para o braço estão sempre presentes. Estou muito preocupada pois tenho medo de não recuperar a saúde da minha mão. Por favor me ajude!

    • Olá Maria!
      Infelizmente isso acontece algumas vezes.
      A cirurgia nem sempre consegue resolver o problema.
      O jeito é continuar com a fisioterapia, buscar outras alternativas como acupuntura, hidroterapia…converse com seu médico e fisioterapeuta e veja se eles indicam mais alguma solução.
      Desejo saúde a você.

  115. Ola Doutora, sou escrivão da Polícia Federal e descobri recentemente que fui acometido por esse “mal” STC (moderada de um lado e mais forte do outro, bilateral). Há quase 30 anos literalemnte digitando ou escrevendo, estou a apenas dois anos e meio de minha aposentadoria (integral) e gostaria de saber se a incorrência da doença, face minhas funções e as consequencias de um tratamento, e ai levando-se em conta sua duração, já não me permitiriam, através de apresentação de um Laudo Médico próprio junto ao SRH de minha Unidade Gestora, requerer administrativa ou judicialmente a aposentadoria com proventos integrais. Pelo meu regime ,a Lei diz que a integralidade se dá com 30 anos de serviço, sendo 20 na função policial e mais 10 em complementariedade. Ao todo, já contribuo a 32 anos, sendo que 18 são na função de escrivão. A possibilidade existe? caso contrário, me afastando el TLS poderia de alguma forma ser compulsivamente aposentado por invalidez, mas com proventos proporcionais sendo portador de STC efetivamente comprovada?
    Já fiz duas Eletroneuromiografias, exames de sangue com foco nos metais (pois existe congenia familiar para artirtes e reumartroses), radiografias das mãos e exames de sensibilidade, todos apontando para o mesmo diagnóstico. De antemão agradeço pela atenção que vem dispensado à todos os que tem postado suas dúvidas nesse espaço. Obrigado.

    • Boa tarde!
      Agradeço o comentário mas infelizmente não tenho dado tanta atenção quanto gostaria a todos que buscam respostas.
      Eu acredito que você terá uma resposta mais assertiva se buscar alguém da classe de direito.Eu entendo de reabilitação e algumas poucas leis, eles conhecem várias e estão mais atualizados.
      Existem vários sites de Direito bons e que respondem às dúvidas.
      Dá uma procurada.
      Desculpa não poder te ajudar.
      Espero que você fique bem.

  116. Olá, Parabéns pelo ótimo conteúdo.
    Descobri que tenho a síndrome do túnel do carpo a 4 meses, no membro direito grave e no esquerdo moderado, como já estava grave já fiz duas cirurgias no membro direito, a última a 6 dias, 30 dias após a primeira cirurgia voltaram os sintomas de dormência e formigamento e o meu médico disse que teria tido problema na cicatrização e fez a segunda cirurgia, que foi muito demorada mais de 4 horas e uma cicatriz enorme. Ele me disse que assim que me recuperar do membro direito terei que fazer também no membro esquerdo, fiz o exame de eletroneuromiografia no membro esquerdo e passou de moderado a grave mesmo eu estando de repouso, porem gostaria de tentar um outro tratamento alternativo antes da cirurgia, ou pelo menos um que me ajudasse a adiar por um tempo a nova cirurgia.
    Doutora será que existe algum tratamento que eu possa fazer para adiar um pouco essa nova cirurgia?

  117. Ola Doutora, sou digitador do laboratório de um hospital, fui acometido deste mal: STC com extrema degeneração axonal completa no lado esquerdo e leve do direito, submeti a cirurgia de neuropatia compressiva à esquerda, depois de 2 anos fiz outro eletroneuromiografia e foi relatado uma severa lesão do nervo mediano esquerdo no punho e leve do mediano direito também no punho, mas persiste ausência de condição motora, realizei a 2ª cirurgia agora do lado direito, foi constatado atrofia da eminência tenar esquerda e direita. A pergunta é: o que é essa degenração axonal?

  118. Olá, meu marido ha alguns dias vem sentido fortes dores no punho e no braço, estava tbm com essa dor no lado direito do corpo, com dormencia e formigamentos. Agora esta sentindo somente no punho e braço. Ele mexe com serviço de pedreiro, e estava fazendo reboco no teto, e ao fim da tarde ele começou a sentir e quando passava a mão no local, sentia um queimor e dormencia e dor ao mesmo tempo que perdia quase o tato. agora sente so no punho e braço e ataca mais a noite. O que pode ser? me ajuda por favor.
    Obrigada. .

  119. dr eu já fiz 1 cirurgia stc á 5 anos retornei a vida normal agora estou sentindo novamente mais somente dor no pulso,fiz ultrassom mais não deu nada meu medico disse que uma vez feito a cirurgia não retorna mais,Disse que minha minha imaginação,mas como pode minha imaginaçao me deixar as vezes até se dormir?A stc volta ou não,estou com muita dor já nen sei o que fazer mais,obrigada lourdes

  120. ola´meu nome é Delaine estou com uma dúvida estou com sensibilidade na ponta do meu dedo mendinho e ele esta vermelho e parece que esta plastificado me ajude a guardo resposta obrigada

  121. Sou professora e a mais ou menos 4 anos apareceu um lipoma q esta em cima do nervo unlar ,logo não retirei e hoje estou com a síndrome q me doi principalmente na área do cotovelo . Não sei mais o q fazer pois não consigo fazer minhas atividades escolares pois é no braço esquerdo e eu sou canhota. Espero resposta obrigada !

  122. ola’, por favor me responda se for possível, ha’ 4 anos perdi a falange distal do indicador da mão esquerda, desde a cirurgia sinto dores no loca, diferente da dor fantasma, quando pego algum objeto a dor aumenta com o contato, e quando eu bato a mão acidentalmente em alguma coisa especificamente meu dedo dooooooi muito a ponto de ver estrelinhas…….o que pode ter acontecido com a sensibilidade do dedo, por favor me responda….

  123. Boa tarde,
    Dra. Eliania

    Moro no interior é muito dificil conseguir um atendimento médico, de vez enquando sinto umas pontadas na mãe esquerda faz algum tempo o que o pode esta acontecendo na minha mão

  124. Ola ! Estudo piano desde os cinco anos e estou com 53 e sou profa. de piano e toco violino (profissionalmente)violao e outros instrumentos. ha 2 anos menopausei e comecei a ter domencias quando dirigia o carro , atividades que levantavam a mao e braço.comecei a achar que era circulaçao mas comecei a ter todos os sintomas da sindrome do tunel do carpo e tenho consultas marcadas com ortopedista e neuro.Gostaria de saber se voce tem contatos como o meu caso e se as pessoas nao poderao tocar mais ,especialmente piano que demanda muita força de punhos dedos e braços.O fato de tocar ser algo como comer para mim, me deprime muito esta impossibilidade.muito obrigada pelas informaçoes anteriores,parabens mesmo !

    • Olá Mel!
      Não conheço ninguém com um caso como o seu.
      Pelo tempo de uso de suas mãos leva a pensar mesmo em STC, mas só com os exames que poderá se ter certeza.
      Talvez reabilitação, descanso, mudança de hábito…possa resolver.
      Não se desespere antecipadamente e se isso vier a se realizar, procure uma TO para ver se ela pode lhe ajudar a encontrar uma forma que você possa continuar a desenvolver essa atividade linda e que você tanto ama.
      Saúde!

  125. Eliania, tenho uma pergunta a fazer.
    Minha mãe fez a cirurgia na não direita pelo fato da síndrome já está avançada, os dedos com a dormência que era constante sempre. Ela fez e já fazem 15 dias e continua com a mesma dormência e uns puxões, e também os pontos não caíram e já está sarando. Tem algo de errado ???

    • Amanda
      Varias pessoas já relataram situações semelhantes em relação a continuidade da dor.
      Aconselho a procurar o médico que fez a cirurgia para uma revisão.Sempre melhor saber a opinião de quem fez a cirurgia, que está vendo o local da cirurgia…
      Espero que tudo fique bem e que ela se recupere o mais breve possível.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 39 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: